Skip to content

Sobre Nós

Temos o Dia Mundial sem Carro de 2007 (22 de setembro) como o marco da união e da articulação das ideias de pessoas, desconhecidas em sua maioria, que traziam em si inspirações e experiências políticas, vontade de transformar o meio urbano, incômodos, dilemas e uma boa dose de protagonismo.

Formou-se (e está sempre em formação) um grupo interdisciplinar, horizontal – sem lideranças, diretoria, conselho – e bastante orgânico; somos economistas, gestores ambientais, comunicólogos, filósofos, artistas, biólogos, arquitetos, engenheiros, jornalistas, advogados, estudantes, professores, mestres e doutores.

O Coletivo Ecologia Urbana é um movimento político e social, apartidário, independente, que busca abordar as questões urbanas, em especial da cidade de São Paulo, de maneira ampla e sistêmica, assim como propõe o conceito de Ecologia.

Entendemos que é necessário atentar para o papel que as cidades têm na degradação da biosfera e das relações sociais e, portanto, questionar o modelo de (des)organização de São Paulo, combater decisões políticas equivocadas que só reforçam esse processo destrutivo e, por outro lado, estimular o pensamento sistêmico, a noção de interdependência e a transformação individual.

Deve-se atentar também para a capacidade dos atores sociais e para as oportunidades que a crise urbana atual nos dá para (re)construirmos essa realidade.

É através do diálogo, discussão, ações e articulação com outros movimentos e pessoas que o Coletivo Ecologia Urbana atua e espera que os cidadãos se apropriem dos espaços públicos, que participem da gestão municipal, que sonhem e vivam – e não apenas sobrevivam – na cidade de São Paulo.

É importante estabelecermos um acúmulo crítico nos indivíduos e nas organizações sociais, a fim de gerar uma nova perspectiva ecológica que saia da terceira pessoa, para uma primeira pessoa…do plural.

Bem vindo ao Coletivo Ecologia Urbana!

Anúncios
33 Comentários leave one →
  1. 25/01/2008 17:06

    Participe do Portal das Agendas 21 do Estado de São Paulo, http://www.agenda21sp.com.br

    Parabens pelo movimento urbano, faça parte dos foruns locais das Agendas 21 nas 5 regiões da Cidade de São Paulo, norte, sul, leste, oeste e centro.

    A Rede tem uma meta de constituir 645 Agendas 21 em todos os municipios do estado, ainda nas 15 regiões administrativas do estado e nos 21 comites de bacias.

    Fico a disposição

    Mario Pecoraro
    011 35333039
    011 95373455

  2. 05/03/2008 13:24

    🙂

  3. 11/08/2008 15:29

    Muito interessante a proposta.
    Conte com a nossa participação para trocar figurinhas.
    Abraço
    Normann Kalmus

  4. luis permalink
    22/10/2008 18:31

    árvores nas calçadas,a cada 5 metros

  5. Flausino, L permalink
    25/10/2008 15:11

    Olá pessoal.

    Fiquei muito satisfeito em saber que exitem grupos conscientes e ativos na discussão do desenvolvimento urbano sustentável, tema que será cada vez mais importante para se construir um mundo possível para nós e nossos descendentes.

    Queria aproveitar também e tirar uma dúvida: vocês conhecem biólogos no grupo? Gostaria de trocar umas idéias com eles. Ando meio balançado em desenvolver trabalhos acadêmicos e de extensão em Ecologia Urbana, já que tenho iniciativas na região onde moro (moro em Recife), mas não sei por onde começar e queria muito desenvolver projetos e me capacitar profisionalmente em alguma formação na Ecologia Urbana. Falo dos biólogos, mas a conto com a ajuda de todos.

    Ah! O blog é muito bom. Já adicionei aos meus favoritos e pretendo em breve colaborar bastante com comentários e susgestões.

    Grande abraço,

    Lucio Flausino

  6. zecopol permalink*
    25/10/2008 17:39

    Como indica a licença Creative-Comons que está no canto direito do blogue, você pode reproduzir à vontade a nossa revista, só não pode vendê-la com objetivo comercial, se quiser vender para pagar os custos de reprodução tudo bem também.

    Todo o conteúdo do blog está sob a Licença Creative Atribuição-Uso Não-Comercial 2.5 Brasil Commons.

  7. 10/02/2009 9:20

    Olá!

    Recebeu meu e-mail sobre a proposta que fizemos a você, sobre torna-se um de nossos colunistas?
    Peço que nos dê uma resposta!
    Aproveitando, parabéns pelo blog!
    Bela iniciativa!

    Visite o site http://www.wellnessclub.com.br para conhecer melhor a nossa proposta.

    Grato,

    Bruno Soalheiro
    Psicólogo, coach e consultor empresarial
    Diretor do portal wellness Club – VIver faz bem !

  8. 10/02/2009 9:21

    Olá!

    Recebeu meu e-mail sobre a proposta que fizemos a você, sobre torna-se um de nossos colunistas?
    Peço que nos dê uma resposta!
    Aproveitando, parabéns pelo blog!
    Bela iniciativa!

    Visite o site wellness club para conhecer melhor a nossa proposta.

    Grato,

    Bruno Soalheiro
    Psicólogo, coach e consultor empresarial
    Diretor do portal wellness Club – VIver faz bem !

  9. Ticiane Toledo permalink
    28/02/2009 18:45

    Um ótimo blog, para ser acessado a cada atualização. Parabéns!

  10. zecopol permalink
    01/03/2009 18:07

    Nós do coletivo agradecemos, blog coletivo é atualizado sempre. Um dia seremos um movimento, junte-se a nós!

  11. 25/03/2009 10:48

    Excelente iniciativa!

  12. 01/06/2009 13:57

    Estamos divulgando sua iniciativa em http://www.verdedentro.com.br

    Parabéns!

  13. gilberto dalmaso permalink
    10/08/2009 16:30

    muito boa a inicitiva
    conte comigo

  14. MARCELO AMORIM permalink
    07/09/2009 14:16

    Gostaria de saber, quando o Sr. Ministro dará oportunidade aos profissionais graduados em Gestão e Planejamento Ambiental em seus concursos, IBAMA, MMA, CHICO MENDES E A FUTURA POLICIA AMBIENTAL. Somos habilitados para realizar as seguintes tarefas:

    Um tecnólogo em gestão ambiental trabalha em projetos específicos ligados ao meio ambiente. Ele atua no gerenciamento de resíduos sólidos, no planejamento ambiental, na remediação de áreas contaminadas e em sistemas de gestão, por exemplo.
    Planeja programas para conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.
    Elabora relatórios de impacto ambiental e define planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implanta, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.
    Planeja e executa projetos para a recuperação de áreas que já estão degradadas.Assessora empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

  15. Eduardo Merheje Jr permalink
    24/10/2009 22:51

    O objetivo e articulação do Blog do Ecologia Urbana está muito bom… Parabéns… O parágrafo grifado em “Sobre nós” Vocês é claro! Gostaria de destacar um pouco mais a palavra sistêmica :

    “O Coletivo Ecologia Urbana é um movimento político e social, apartidário, independente, que busca abordar as questões urbanas, em especial da cidade de São Paulo, de maneira ampla e SISTÊMICA, assim como propõe o conceito de Ecologia.”

    A sociedade precisa de uma adaptação entre as relações proxêmicas e compartilhamento entre os modais…

    Saudações Urbanas,
    eduardomerge@Yahoo.com.br

  16. Laisi Fernandes permalink
    15/03/2010 23:34

    Adorei o tema, a estrutura do blog. Tudo bem criativo, de extrema importância com linguagm simples.Parabéns!

  17. 15/04/2010 19:47

    Precisamos criar canais de resistencia ao pensamento dominante de lucro a qualquer custo. A internet pode ser um instrumento deste movimento. Aqui em Porto Alegre estou inicinado um blog de urbanismo e que tais (urbanascidadespoa.blogspot.com) que se propoe a também discutir temas ecológicos. Contem comigo.

  18. 03/05/2010 11:49

    Feliz iniciativa amigos. Como podemos engrossar fileiras e reproduzir os ecos das atividades no sul-fluminense? Abraços!

  19. 05/05/2010 14:52

    Este blog está entre um dos melhores na minha opinião, estou sempre acompanhando. Recentemente comecei um projeto de um blog de Educação Ambiental Crítica, onde posto artigos sobre essa temática, e o link do Ecologia Urbana foi um dos primeiros a figurar na minha lista de blogs recomendados. Parabéns e continuem assim!

    att.

    Bárbara
    http://eacritica.wordpress.com/

  20. 16/05/2010 14:09

    Olá amigos parabéns pelo trabalho, vamos juntos nesta pedalada ecologica.
    Sou Wiliam Aquino do Instituto Brasileiro de Florestas e convido a todos para participarem da pedalada ecológica que sai do Chuí e vai até o Oiapoque plantando árvores e movendo olhares para causa ambiental.
    Sucesso e vamos juntos fazer nossa parte.

  21. 26/08/2010 9:06

    Muito legal a iniciativa. Parabéns. Estamos iniciando um movimento em Campinas nesta linha de trabalho que vocês estão desenvolvendo. Contamos com o apoio institucional da Associação Campineira de Imprensa, que possui uma sede no centro da cidade. Podemos pensar em promover uma palestra. Enfim, a proposta é estreitar relacionamento

    josué de Menezes

  22. 10/09/2010 2:51

    Olá, gostaria de propor uma forma de cativar melhor os seus clientes e visitantes: montando um bar de coqueteis nao alcoolicos num ponto estrategico da sua loja. É mais barato do que você imagina e dá muito mais resultado do que balões, pipocas e algodao doce!
    Já temos clientes satisfeitos como Dutra Veículos, Amazonas, Itororó entre outros.
    Entre em contato e saiba mais. Implante essa novidade na sua empresa!
    Atenciosamente,
    Paulo Monteiro
    Mais Bar
    http://www.maisbar.com.br
    (11) 7866-7660 / ID Nextel: 82*16040

  23. 28/01/2011 23:01

    Faço Ecodesign a 8 anos,na maior cidade da América Latina onde os residuos são abundantes,a dificuldade em conscientizar as pessoas que o ecologicamente correto é a melhor opção é muito grande , ao contrario dos outros povos o Brasileiro ainda não valorizam estas alternativas,assim o consumismo impera as industrias produzem cada vez mais inutilidades que as pessoas compram compulsivamente para descartar com a mesma faciidade e dinamismo,assim vão descartando, poluindo ….e alguns grãos de areia no deserto levantam esta bandeira e fazem movimentos contrarios a tudo isso,muito bom achar um blog assim, bejim

  24. 26/04/2011 9:43

    Boa tarde, No proximo mes, em comemoração ao dia do meio ambiente, organizaremos um evento e nele vamos abordar discussões sobre alternativas para a cidade. Gostariamos da participação de vocês. Nos contatem por email. Abcs

  25. 14/06/2012 10:49

    El Urbanismo actual està sometido a la Dictadura del Capital Inmobiliario. Un mundo que tiene 7mil millones habitantes y 5mil viven en cindades, ocupando el 3% de la superficie de la Tierra, hace de las ciudades un verdadero Museo del Horror a Cielo Abierto e invivibles. Son las ciudades las que exprsan sin tapujos la Crisis Ambiental, Crisis Civilizatoria y de un Modelo de Conocimiento y consumo arrasadores. Patologìas urbanas del siglo XXI: La Soledad y la Violencia

Trackbacks

  1. Estréia - Ecologia Urbana « Natiroots - GA
  2. Marina Silva: anjo ou demônio? « Blog de Ecologia Urbana
  3. Qual o rumo que queremos para o nosso país? « Blog de Ecologia Urbana
  4. Blog de Ecologia Urbana
  5. Ousar usar a cidade - 1o BotEco Urbana « Blog de Ecologia Urbana
  6. 2o BotEco Urbana - Sábado (04/04) « Blog de Ecologia Urbana
  7. Desabafo para Dilma sobre o Código Florestal | GSS Consultoria Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: