Pular para o conteúdo

“Adequação viária da Marginal Tietê”

16/02/2009

O Ecologia Urbana esteve presente na Audiência Pública sobre o Estudo de IMpacto Ambiental da “adequação” viária da Marginal do Tietê.  A palavra adequação é uma tentativa precária de confundir a população, e maquiar o real projeto, que prevê a construção 7 novas pistas em toda a extensão da Marginal, além do alargamento das vias locais e construção de pontes e viadutos.

los_angeles_19_faixas41nosso “maravilhoso” futuro

Trata-se de mais uma obra do Programa de Desenvolvimento do Sistema Viário Estratégico Metropolitano, que inclui o Rodoanel*, ampliação da Av. dos Bandeirantes, da Roberto Marinho e Jacú Pêssego, entre outras, e que terá por finalidade – além de agradar às construtoras que comumente financiam campanhas eleitorais – melhorar o fluxo dos automóveis e demais veículos motorizados, para que seus usuários não precisem se (des)incomodar com o caos da mobilidade em São Paulo.

Em outras palavras: para que os motoristas não precisem retirar o TRASEIRO dos confortaveis bancos de couro, a cidade continua investindo BILHÕES de reais em obras paliativas, que estão longe de resolver a questão dos transportes. O projeto da AMPLIAÇÃO – e não adequação – da Marginal está orçado em R$ 800.000.000,00 (oitocentos milhões de reais), mas certamente terá um valor muito maior, caso seja aprovado e sejam necessárias as desapropriações e indenizações.

As compensações ambientais apresentadas na Audiência Pública, compreendem o plantio de 166 mil mudas de árvores e a manutenção da várzea do rio, com a construção de um parque e ciclovias para passeios nos arredores.

Ao todo, será impermeabilizada uma área de aproximadamente 19 (dezenove) hectares, nas margens do rio, mas segundo o Relatório de Impacto, isso “não faz diferença para São Paulo.”

O link contendo a apresentação do projeto está logo abaixo, e através dele é possível notar o impacto da obra. Além da retiradas das milhares de árvores PLANTADAS NO ÚLITMO ANO pela secre’taria do verde da cidade, as novas pistas atravessarão, por exemplo, por dentro do Clube Espéria e do Anhembi, na zona norte, o que causa preocupação, já que o centro de exposiçoes do Anhembi é responsável por mais de 50% do turismo empresarial na cidade.

Outras dúvidas persistem, como onde serão plantadas tantas mudas, como compensarão os danos sociais e financeiros e quais os impactos para a cidade e região metropolitana de São Paulo, mas o questionamento mais desamparado de respostas diz respeito aos verdadeiros interesses do governo, já que, ao continuar lançando pacotes BILIONÁRIOS para apoiar a industria automobilísta, mantém a mesma política de criar o problema para vender a solução!

O porquê já sabemos (lembremo-nos das “amigas construtoras”), mas, até quando isso se manterá? Até quando assistiremos de camarote (desconfortavelmente acomodados) gestões de políticos comprometidos apenas com interesses dos grupos empresariais e até quando teremos Audiências Públicas mal divulgadas, com nomes obscuros e com pouco espaço para DISCUTIR o futuro das cidades?

Vamos levar essas questões a todos que possam se interessar. Seja no trabalho, na escola, no clube, na universidade ou mesmo nas conversas pela rua. É dessa união que precisamos, para mudar esse modo de fazer política!

http://www.transportes.sp.gov.br/v20//downloads/seminario/12%20Paulo%20de%20Souza%20-%20Nova%20Marginal%20Tiet%C3%AA.pdf

* Estranhamente, o engenheiro Carlos Aranha, que também é responsável pelo Rodoanel, fez uma afirmação muito interessante, quando questionado sobre a efetividade das obras:

“Apenas o Rodoanel não basta! É preciso que TODAS essas obras sejam concluídas.”

Curioso, pensei ter ouvido, certa vez, que o problema de São Paulo eram os caminhões, e que, com o Rodoanel, estaria resolvido. Ai, essa memória de paulistano, viu!?

25 Comentários leave one →
  1. 16/02/2009 14:02

    É um tristeza ver nosso Brasil ser enganado assim! Essas audiências são uma vergonha e mal divulgadas!
    Quem em sã consciência vai utilizar ciclo vias arredores de obras iguais a essas ? O probabilidade de um acidente com um ciclista nesta condições aumenta muito!
    Parabéns pela informação e a luta Continua!
    Abraços

  2. Fernando permalink
    17/02/2009 16:12

    Finalmente vão construir mais pistas! A Marginal está saturada e já era hora de uma ação!

    Fernando

  3. Alessandro permalink
    30/04/2009 10:20

    Nossos políticos são sempre vendidos. Quem manda na cidade (país) é quem financia os candidatos em cada eleição. Demorou, mas o zé-ninguém do Kassab acabou Malufando de vez, vamos ficar 4 anos ouvindo que obras e mais obras viárias são a solução do trânsito caótico da cidade. Na contra-mão de todo projeto eco-social mundial vão “afogar” cada vez mais o nosso maltradao Rio Tietê e Pinheiros.

  4. 30/04/2009 10:39

    Mais alguma novidade quanto a isso?

    O Ciudad Viva no Chile cresceu da necessidade de barrar uma autopista que ia destruir um bairro e hoje é bem mais do que isso. Seria interessante que São Paulo tivesse a população organizada para protestar contra isso.

    Mas o principal é trazer o entendimento que com TODAS as obras previstas a cidade deixará de existir como tal e será apenas uma série de autopistas.

  5. zecopol permalink*
    30/04/2009 16:41

    Em algum momento desse ano a cidade irá parar. Já está previsto. Quando isso acontecer a marginal será uma solução de fato? Quando o debate se abrir, acho que até os mais conservadores (tirando as empreiteras) vão ignorar essa solução… é uma aposta, estejamos preparados pra fazer o debate!

  6. jonas blau permalink
    06/05/2009 20:23

    Essa ampliação da marginal tiete é uma grande imbecilidade. Mal acabaram de plantar os jardins da marginal, e já vão retirá-lo. Quanta estupidez. Alguém acredita realmente que botar mais 3 ou 4 pistas em cima dos canteiros irá descongestionar aquela porcaria???

  7. ecourbana permalink*
    07/05/2009 10:38

    O Serra acredita que sim…
    Dê uma olhada nos comentários dele aqui:
    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1111338-5605,00-AMPLIACAO+DA+MARGINAL+TIETE+COMECA+EM+JUNHO+DIZ+SERRA.html

  8. bruno dias permalink
    15/05/2009 8:12

    Já esta mesmo na hora de construir mais pistas por que a população não põe a mão na consciência e não para de comprar carro então ????? Não adianta……’e o sujo falando do mal lavado

  9. LEONARDO DA VINCI BUGLIONE permalink
    19/05/2009 12:05

    A alguns anos atras esta mesma região esteve ameaçada pelo projeto de alargamento das marginais, então prefeito Janio da Silva Quadros.
    Não houve viabilidade para a feitura de tal obra .
    Agora veem este senhor sem consulta e começa a medir as ruas e marcar onde será desapropriado .
    O que ninguem sabe é que as moradias em volta das marginais são todas obras feitas pela prefitura em projeto habitacional e a mesma nunca entregou a documentação definitiva de posse aos proprietários dos imoveis, E LÁ SE DIZ BEM DE FAMILIA. Estamos cometendo um crime social sem precedentes . A desapropriação será feita ate o mes de outubro deste ano ,e a que valor ? Por ser um bairro medio e todos na sua maioria aposentados , para onde irão?. Senhores estamos tratando com barbaros, politicos de momento que precisam de verbas para se elegerem e continuarem nas mamatas mantendo construtoras e afilhados para a sua permanencia vadiana e desonesta nos seus cargos.
    Audiencia publica ou bagunça publica esta é a questão.
    Sou a favor de uma evolução mas desta forma não.

  10. Nathan permalink
    19/05/2009 15:32

    Por que ninguém põe a culpa nas empresas que continuam a fabricar carros movidos a combustíveis fósseis?? Essa obra é uma necessidade e deve ser realizada para melhorar o tráfego em SP, , sou a favor do plantio de ávores nas cidades e diminuição da poluição, mas isso não pode impedir que se façam obras cruciais como o rodoanel e outras. A Tietê é mais que uma via da cidade, ela transporta produtos e pessoas que são grande parte da economia brasileira, é preciso facilitar o acesso dessas cargas e pessoas até o seus respectivos destinos. Que se façam ciclovias e plante árvores, mas esse ponto de vista ambiental não pode colocar amarras nesse tipo de obras. Vão criticar a China que tem as cidades mais poluidas do mundo ou os EUA que também poluem demais, em termos ambientais o Brasil deve se preocupar mais com a amazônia do que ficar bricando de ecologicamente correto e ficar colocando entraves nesse tipo de projeto.

  11. Fabio permalink
    03/06/2009 12:27

    Perfeito, é possivel fazer 14 pistas ao invez de 7 ??

    pelo jeito quem não gostou do projeto é porque não dirije em São Paulo

    Você quer “verde”, vai morar no amazonas ….

  12. Lucas permalink
    12/06/2009 13:42

    Los Angeles, com menos habitantes que São Paulo, tem dúzias de vias expressas como a marginal, e tem trânsito do mesmo jeito, então pode por 50 pistas na marginal que não vai adiantar NADA. Isso não é nenhuma previsão cabalística, as equações de fluxo de tráfego são conhecidas há decadas, basta fazer as contas que se entenderá por que todos os especialistas são unânimes em afirmar que apenas transpote público desafoga São Paulo. Não é uma opção de gostar ou achar feio ou bonito, é física, não cabe todo mundo em carro.

    As pessoas que defendem a ampliação das marginais parecem aqueles viciados em jogos que já perderam a casa e o carro e acreditam piamente que se foi só uma má-sorte, e que se conseguirem mais 5000 reais vão conseguir recuperar tudo… só mais 5000… só mais 5000…

    Enfiam caminhões de grana na malha viária da cidade, e quanto mais essa política persiste, mais congestionada fica a cidade, e ao invés de entender o óbvio – que essa política é furada – acredita-se piamente que o congestionamento não é uma demonstração de que os investimentos em expansão viária não funcionam, mas sim evidência de que deve se investir mais ainda nessa solução! A marginal precisa de 20 pistas para fluir… só mais 7 pistas… só mais 5000 reais e eu recupero o meu dinheiro… não, na verdade com 25 pistas a marginal flui… só mais 5 pistas… aí sim vai ser uma beleza!

  13. ßetão permalink
    18/06/2009 11:06

    Poxa ! Até que enfim alguém de saco roxo como o grande Maluf para pensar no futuro ! Esse povo pensou que 300 árvores plantadas na marginal fosse limpar o ar de SP ? Tem muitas áreas maiores do que estas que poderiam ser utilizadas para este fim !
    A maioria dos políticos “zé-ruela” só pensam nos 4 anos de seu mandato… mas brasileiro sempre reclama de tudo e vive dizendo que quem trabalha rouba… o que seria de SP sem as obras do Maluf ?
    Garanto que com o dinheiro do ‘reflorestamento’ das marginais ele teria construido uma obra muito mais inteligente e eficaz do que essa, inclusive para durar muito tempo.
    Enquanto o povo for “maria-vai-com-as-outras” o Brasil vai viver emperrado na política…
    Além disso, moto só polui, faz barulho e abre brecha para a ação de bandidos. Se for pra ser “delicadinho” e “socialista”, vamos banir as motos !!!

  14. Edegar permalink
    19/06/2009 14:11

    Como manifestar o repudio por essa obra?? Há alguma movimentação para tal em que eu possa participar??

  15. GARCIA permalink
    07/08/2009 17:20

    PARABENS AO SR. KASSAB E AO SR. SERRA PELA BRILHANTE IDEIA DE CONSTRUIR O RODOANEL,AMPLIAR AS MARGINAIS E AMPLIAR O METRO. ESSAS OBRAS JA DEVIAM ESTAR PRONTAS DESDE A GESTÃO DE ERUNDINA OU NO MAXIMO NA GESTÃO DONA MARTA. O QUE FIZERAM COM SÃO PAULO É UM CRIME. NINGUEM ANDA,TUDO ENGARRAFADO,ESTRESSE,GASOLINA GASTA A TOA. PRECISAMOS EVOLUIR,CONSTRUIR OBRAS VIARIAS OU SÃO PAULO PARA DE VEZ. NOVO AEROPORTO,AMPLIAÇÃO DO JA EXISTENTE.É PARA A FRENTE QUE SE ANDA. ESSE LULLA PETISMO É UM ATRASO. FGRA LULLA.

  16. GARCIA permalink
    07/08/2009 17:26

    QUANDO O GOVERNO QUER ARRUMA VERBA. SE O BRASIL NÃO POSSUI CAPITAL PARA SE DESENVOLVER PORQUE HA TANTO ESCANDALO ENVOLVENDO TANTA VERBA PUBLICA?? OU É TUDO INVENÇÃO DA REVISTA VEJA,DO JORNAL A FOLHA E DO ESTADÃO. OS ESPETACULOS QUE ASSISTIMOS DIARIAMENTE ENCHEM DE VERGONHA QUALQUER BRASILEIRO TRABALHADOR E DECENTE.ALOPRADOS,MENSALÃO,CASO WALDOMIRO E POR AI A FORA. E A EDUCAÇÃO,A SAUDE,A SEGURANÇÃO COMO FICAM?? PRECISAMOS DE POLITICOS SERIOS QUE ARREGAÇEM AS MANGAS E ACORDEM O GIGANTE ADORMECIDO PARA O BEM DAS FUTURAS GERAÇÕES PARABENS AO SR. KASSAB E AO GOVERNADOR SERRA. BOM TRABALHO. GRATO.

  17. ANTI GARCIA permalink
    07/10/2009 21:08

    GARCIA, VOCE, COMO A MAIORIA DOS BRASILEIROS É MAIS UM IGNORANTE INCAPACITADO DE DISCUTIR SOBRE POLITICA, PORQUE O RODOANEL NAO É UM PROJETO DO KASSAB E MUITO MENOS DO SERRA, É DO MALUF, VOCE É MAIS UM BURRINHO PAULISTANDO.. RSRSRS

  18. Justino permalink
    25/01/2010 18:48

    Esse Garcia é uma anta!!
    O Rodoanel é um projeto antigo, iniciado na gestão Covas, mas que está sendo financiado pelo governo federal…senão com certeza não estaria na etapa que está.
    Se fosse depender do Sr. Serra nem a ponte Estaiada teríamos, iniciada na gestão da Marta foi congelada por 2 anos na gestão Serra prefeito, o Rodoanel não passa dentro da cidade de São paulo, então que Erundina e marta tem haver com isso?….o criatura ignorante.

  19. Juliana permalink
    25/01/2010 21:28

    As pessoas continuam comprando carro por que o transporte público é ineficiente. A ampliação das marginais faz parte de uma politica do PSDB que favorece as concessionárias do que a população. Para eles é melhor investir em meios que viabilizem o uso de automóveis individuais do que em transporte público. A cidade do méxico começou a construir metrô ao mesmo tempo que São Paulo, porém hoje eles tem mais de 200 km e nós estamos com apenas 60 km.
    Além disso a ampliação foi um erro já previsto por urbanistas e profissionais do meio ambiente. Com a diminuição dos canteiros, que foram suprimidos para a construção de novas vias pra marginal, aumentou a área de impermeabilidade do solo, aumentando as cheias aos redores da marginal. Mas o governo prestou atenção nisso?

  20. francinei permalink
    07/07/2010 19:37

    moro a 16 anos em guarulhos e trabalho em santana,a marginal so piorou depois desse projeto,e tudo mal sinalizado e foram criados dois afunilamentos um para cada sentido ,dinheiro jogado fora ,assim que tiver um tranporte publico descente em são paulo deixo meu carro na garagem,enquanto isso vou vim por dentro ,longe dessa marginal porque chego mais rapido e CET quer dizer (companhia de estraga trafego)

Trackbacks

  1. Campanha: ADOTE UMA ÁRVORE NA MARGINAL TIETÊ « Blog de Ecologia Urbana
  2. “Nova” São Paulo: 5 mamárias, 3 safenas e 1 Kg. de torresmo « COM FEL E LIMÃO,
  3. 5o BotEco Urbana – o que vai ser da Tietê? 4/7 às 17h « Blog de Ecologia Urbana
  4. 25/8 – Debate sobre a “Nova Marginal” com prefeitura e governo « Blog de Ecologia Urbana
  5. Desabafo sobre a marginal… « Cotidianices

Deixe um comentário