Pular para o conteúdo

Relato Pedalada Pelada 2009 – Pelados pela paz

14/03/2009

img-037
(ALBÚM COM TODAS AS FOTOS)

Hoje, dia 14 de março de 2009 aconteceu a Pedalada Pelada (World Naked Bike Ride) em São Paulo. A polícia foi a primeira a chegar, com seus carros, motos e até bicicletas enfileiradas, representando uma espécie de batalhão esperando o sinal de ‘atacar’…

img-0472

Enquanto isso, na praça dos ciclistas, alguns ciclistas tentaram descontrair o ambiente e se expressar com pinturas no corpo…

img-0421

img-0412

img-039

Saímos para a marcha pelada, com nenhum pelado e com muitos semi-nus (cueca, biquini etc). Porém, isso não impediu que fizessemos as famosas manifestações – gritos de guerra, massa crítica, entre outros.

img-052

Curiosamente, o major da PM José Antonio Senaubar disse à Folha Online que o policiamento na Pedalada Pelada estava sendo feito para garantir a proteção dos participantes e evitar acidentes. Quem estava lá sabe que não foi bem isso. Pedalei do lado de um colega que simplesmente expôs uma das nadégas e um policial já chegou de longe pedindo para ele levantar a cueca. Não há dúvida de que a polícia estava lá para reprimir. Pelo meu tom de voz acho que dá para perceber o clima no meio da massa.

Ao perguntar para um policial de bicicleta o que ele iria fazer com quem ficasse pelado, fui recebido com um longo silêncio…

Alguns ciclistas protestaram contra a repressão pelo nudismo através de imagens que questionavam o que era obsceno.

img-056

Outros fizeram fantasias criativa com pinturas no corpo. Este representava um ciclista da CETB – Companhia de Engenharia de Tráfegos de Bicicleta)…

img-057

Operação dispersão: No final da Paulista, assim de repente, a galera dispersou. E a polícia ficou perdida. Daí então grupos de ciclistas pedalaram por diversas ruas de São Paulo e se encontraram na Praça do Monumento dos Bandeirantes, sem a companhia dos policiais. Daí então só alegria…

img-070

img-081

Um pequeno tour pelo estacionamento do Shopping Iguatemi (a cara e desespero dos seguranças do shopping estavam hilariantes).

img-087

img-088

img-091

Um banho energizante de uma vassoura hidráulica de calçada (infelizmente ainda não perdemos esse costume)…

img-097

img-101

img-103

img-108

Me desculpem os pervertidos que chegaram até o fim deste relato em busca de fotos de ciclistas pelado(a)s.  Isso não foi possível primeiro porque esse não é o intuito do blog, e segundo que, de fato, houveram poucos ciclistas que se ousaram ficar completamente pelados. Talvez por medo da polícia, ou por vergonha. Mas dentro da proposta pacífica do evento, não há do que reclamar. A operação dispersão foi um sucesso. Pudemos pedalar livres pelas ruas de São Paulo sem motores e sirenes barulhentos em nossa volta. Ver a alegria da galera, com suas ousadias peladadas, foi muito gratificante e honroso. Parabenizo a todos que participaram e demonstraram que é possível fazer um protesto em paz, sem necessidade de erotismos (por parte da mídia) e repressões (por parte da polícia). Com certeza um incentivo a ficar pelado no ano que vem…img-113

O que a mídia públicou:

Pedalada Pelada em Brasília

G1 (com vídeo)

Último Segundo (com vídeo)

Mídia alternativa e blogs:

Fotos:

14 Comentários leave one →
  1. pomei permalink
    15/03/2009 2:50

    Cada dia mais eu gosto deste blog!
    E que dez esse pedalada pelada pela paz! Se eu soubesse, eu daria um jeito de estar la!
    E que venham as ciclovias e os caminhos de paz.

  2. loiraturbinada permalink
    15/03/2009 7:39

    porque elas nao participaram?

    http://loiraturbinada.wordpress.com

  3. bicicletanarua permalink
    15/03/2009 15:08

    Vocês viram? O relato é um dos “top posts” do dia! ( http://botd.wordpress.com/top-posts/?lang=pt-br )

  4. interaubis permalink
    15/03/2009 22:14

    e o papinho do Kassab de “claro que eu apóio” era só pra constar mesmo, né.

  5. Celly permalink
    16/03/2009 9:54

    Chegated!!!
    Pq a máscara se dá pra te reconhecer pela bunda? rsrsrs.. Hahaha! Adorei o post e claro, o movimento! Ah! Mas péraí? Não tinha uma frasesinha melhor não? Pelados pela Paz?! Mas ok, a intensão é o que pesa! Na próxima pedalada, pode contar comigo! Beijos, Saudades!
    Celly

  6. ogum777 permalink
    16/03/2009 17:46

    hehehe, quem não tava lá não tem idéia do que perdeu! não tem idéia meeeeeeesmo!

    foi um troço fantástico, emocionante, cativante, genial!

  7. Heloísa permalink
    16/03/2009 18:49

    O máximo!!! Pelos relatos e imagens ficou claro o quanto os ciclistas se divertiram nesta tarde de sábado, livres, leves e soltos (quase??) independente de algumas perspectivas negativas, sejam elas por parte dos policiais (que estavam com medo do erotismo gratuito) ou dos participantes (que esperavam mais repressão) . Vocês provaram que a diversão estava em se unir, pintar a cara, brincar, fazer algo diferente do comum pra abalar as estruturas, e o que mais gostam: pedalar pela cidade de SP, que ainda precisa aprender muito sobre todas as boas consequências atreladas a estes movimentos … Quem é que vê tudo isso e não tem vontade de se juntar ao moído?? Parabéns por mais uma conquista…. Presença garantida (acompanhando a Celly) na próxima bicicletada…

  8. Camila Adenor permalink
    18/03/2009 17:54

    Olá,
    Sou repórter da Revista Cyclomagazine e nesta edição iremos publicar um artigo sobre a “pedalada pelada”. Gostaríamos que você nos disponibilizasse algumas imagens para ilustração. As imagens terão os créditos.

    Grata,
    camila Adenor

Trackbacks

  1. Fixed Gear e WNBR SP 2009 « FIXA SAMPA
  2. Pedalada pelada « IMPOSTOR
  3. Pedalada Pelada - O que a mídia não mostrou | + Vá de bike! +
  4. Pedalada Pelada - distorções e acertos da mídia / Um carro a menos « Blog de Ecologia Urbana
  5. Choque de ordem a favor do aquecimento global « LIXEIRA DO POP
  6. Pedalada Pelada – wnbr 2010 « Pedalante

Deixe um comentário