Skip to content

Pedalada Pelada – distorções e acertos da mídia / Um carro a menos

17/03/2009

O blog Vá de Bike fez um post bem claro e completo desvendando as distorções feitas pela mídia corporativa e os poucos acertos a respeito da Pedalada Pelada de São Paulo. Vale fazer uma visita no post clicando AQUI.

Gostaria de chamar a atenção para uma parte do post que foi muito bem lembrado. Quando os (no mínimo) 500 ciclistas estavam subindo a Rua Augusta no final da Pedalada Pelada, um caminhão de bombeiros com a sirene acionada tenta subir a mesma rua. Foi uma cena incrível como todos os ciclistas na mesma hora tiveram a mesma reação: enconstaram na calçada e deram passagem para o caminhão. Em menos de um minuto os bombeiros conseguiram subir toda a Rua Augusta.
Agora entendam porque os cicloativistas usam o lema “um carro a menos”. Imaginem só a Rua Augusta, ao invés de 500 ciclistas, 500 carros, ou mesmo que tenham duas pessoas em cada veículo (o que é difícil), seriam 250 carros. Isso dificultaria bastante a subida do caminhão de bombeiros, ou até inviabilizaria. Entendem aonde os ciclistas querem chegar? O uso do espaço em São Paulo deve ser remoldado, e uma das maneiras de fazer isso é através do incentivo de transportes coletivos ou de veículos não motorizados de pequeno porte, como a bicicleta. Isso não ajudaria só quem está no trânsito, mas quem precisa ser socorrido pelos bombeiros, médicos. além de outros milhares de serviços dependentes da locomoção.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. ogum777 permalink
    17/03/2009 16:58

    o “causo” do caminhão de bombeiros foi exemplar. realmente, a única possibilidade efetiva de transporte individual viável é a bicicleta. a bicicleta é que salvará as cidades da destruíção promovida pelos automóveis.

Trackbacks

  1. A insustentabilidade da sociedade do automóvel « Blog de Ecologia Urbana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: