Pular para o conteúdo

Nossos sentimentos e a Marginal Tietê

10/07/2009

Nesses dias, em que estamos unindo forças, pessoas, movimentos, entidades e argumentos, para frear mais uma grandiosa (e destrutiva) obra viária na cidade de SP, alguns sentimentos parecem suscitar. Natural. Afinal, as emoções estão mesmo presentes e isso torna ainda mais verdadeira a luta.

O descontentamento imediato; o medo do que pode acontecer com a cidade, com nós cidadãos, com o meio ambiente; a angústia de ver o tempo passar; a tristeza de acompanhar o corte das árvores; a decepção com o poder público…

Segue um trecho do artigo de Ricardo Voltolini a respeito do que o prof. Peter Senge pensa:

“Na análise de Peter Senge, o medo assusta e imobiliza. Mas não necessariamente induz à mudança. Para mudar, os indivíduos precisam se sentir emocionalmente parte do processo. E a conexão será tanto mais forte quanto mais intensos e claros forem os sentimentos positivos envolvidos. Parece retórico, mas não é. A mudança para um modelo mental sustentável não advém da racionalização provocada pelo medo. As pessoas devem senti-la e vivenciá-la, fazendo emergir as soluções novas – processos, produtos, hábitos e estilos de vida – não a partir da análise dos elementos do passado, mas da ousadia de criar o futuro, algo que só pode nascer de mentes abertas e livres de condicionamentos.”

(…)

“O que motiva não é o medo de viver num mundo insustentável, (…) mas a alegria de inventar a melhor solução, de participar da criação de um futuro sustentável. Segundo Senge, a alegria produz ambiente favorável ao engajamento, à colaboração e à criatividade.”

 

O vídeo abaixo, apresentado no 5º BotECO Urbana, traz fotos e trechos de vídeos que demonstram a contradição e a obscuridade que envolvem a obra de Ampliação da Marginal do Tietê, que não cumprirá sua meta principal, a de reduzir o trânsito.
É mais uma obra viária com data de validade pois não trata do problema que é o aumento do número de veículos e não altera a situação de sucateamento do transporte coletivo público.

8 Comentários leave one →
  1. 15/07/2009 10:54

    Amigos,

    postei hoje (15/7) o seguinte texto que acho que interessar aos leitores do site:
    Uma opção inteligente aos túneis e viadutos para carros

    Venha le-lo no Blog do Chicão.

    Parabéns pelo blog.

    chicão

    http://chicaodoispassos.blogspot.com/

  2. 15/07/2009 12:07

    Gostei do texto do Senge. Mas no geral fiquei com uma dúvida: na prática, dá pra fazer alguma coisa para parar a obra?

  3. Kephas permalink
    15/07/2009 15:09

    Cara, entra em contao com a Sectara do verde e do Meio Ambiete e pede a eles um release da carta do Secretário Eduardo Jorge sobre o projeto do Tietê. Com relação a compensação ambiental da obra e os números das arvores replantadas.
    Nao ouça apenas um lado pq isso alienia!
    estamos juntos!
    abs

  4. 15/07/2009 17:12

    Kephas, sugiro ler o que escrevi em relação a esse “release” da SVMA.

    http://www.ciclobr.com.br/diasemcarro/noticias81_A_prefeitura_responde_por_que_autorizou_a_Freeway.asp

    Eu fiz questão de questionar justamente a compensação ambiental, não tem nada de alienação no vídeo. A única coisa boa nesse compensação é o Parque Linear que vão construir. Aliás, parque que jamais deveria ser uma compensação e sim uma obra do governo.

    André Pasqualini

  5. 15/07/2009 19:38

    Um detalhe importantíssimo que estou pesquisando a fundo: esse tal Parque Linear já estava contemplado em outro projeto!!!!!
    Ou seja, o governo está usando um projeto antigo para usar como COMPENSAÇÃO para este projeto da Freeway da Marginal Tietê!! Mais um dado absurdo…
    …mas como disse, ainda preciso pesquisar melhor esse outro projeto.

    Abraços,

    JP

  6. sidney kelly permalink
    22/07/2009 23:25

    sentimentos proprios.
    intensos e unicos, nos estamos sempre de olho em tudo..

  7. Paulista permalink
    07/08/2009 9:02

    Eu ja to de saco cheio dessa oposição que ve em tudo e tenta de todas as maneiras possíveis existentes neste mundo interromper o desenvolvimento de São Paulo.
    Não basta criar o maior parque linear do mundo?

    Não vou comentar mais nada…

Trackbacks

  1. Rodrigo Sampaio Primo (rodrigosprimo) 's status on Saturday, 18-Jul-09 12:52:38 UTC - Identi.ca

Deixe um comentário