Pular para o conteúdo

Como desvendar os donos da rua

26/03/2009

Por JP Amaral

Hoje recebi um e-mail de um colega de pedaladas pela ex-terra da garoa. Ele veio a apresentar um caso interessante de um restaurante que usa as calçadas como estacionamento de carros de luxo, na região oeste de São Paulo. Vejam como ele conseguiu “desvendar” esse restaurante que está querendo privatizar o espaço público. Genial!!

P.S.: Para quem se interessar pelo tema, o Jornal da Record está fazendo uma matéria diária sobre os “Donos da Rua
———————————–

Jun Sakamoto, o restaurante que não respeita a calçada
Por Palmas

imag059

Sempre que passo pela rua Lisboa vejo que o restaurante Jun Sakamoto estaciona os carros na calçada para que os clientes saiam do estabelecimento e já entrem no carro, essa é a única conclusão que cheguei. Além de um desrespeito as leis, atrapalham o trânsito de pedestres.

Bom consegui o email do lugar e mandei:
26/01/09 – Boa noite,

Gostaria de solicitar que fosse informado aos manobristas desta conceituada casa que pelo Código de Trânsito Brasileiro é passível de multa equivalente a 50 UFIR o estacionamento/parada de veículos em cima da calçada.

Acredito que o pedido para colocar os carros não parte da casa e sim dos manobristas com a intenção de agradar os clientes, entretanto eles estão descumprindo uma lei e obstruindo a passagem de pedestres.

Grato da atenção e no aguardo de providências
————————————–
Como não tive resposta mandei o mesmo email em 28/01/09

Também sem resposta, resolvi testar se o email funcionava, mandei com outro remetente:

29/01/08 Boa tarde,

Gostaria de saber se é possível fazer um agendamento para um jantar no restaurante.
São quatro pessoas.

Atenciosamente,

Dr. Edu ardo
————————————–
Olha a sacanagem: responderam em 30 minutos, ou seja, estavam me ignorando mesmo.

Boa Tarde
Sr. Edu ardo

Para que dia seria o jantar?

Obrigada.

Daniel a.
————————————–
Ahaaaa…

Mandei outro email:

Bom dia Daniel a, tudo bem?

Gostaria de solicitar que fosse informado aos manobristas desta conceituada casa que pelo Código de Trânsito Brasileiro* é passível de multa equivalente a 50 UFIR o estacionamento/parada de veículos em cima da calçada.

Acredito que o pedido para colocar os carros não parte da casa e sim dos manobristas com a intenção de agradar os clientes, entretanto eles estão descumprindo uma lei e obstruindo a passagem de pedestres.

Grato da sua atenção e no aguardo de uma resposta,

* Art.181-VIII : no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração – grave;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo;
————————————–

Agora eles responderam:

Boa tarde Sr. Alexandre!

Estamos tomando as devidas providencias,os manobristas estão sendo orientados.

Obrigada,

Daniel a.

—————————–

Depois desse email sempre que passei por lá, os carros continuam na calçada, hoje resolvi parar e perguntar para o manobrista se não era proibido parar o carro na calçada, ele mandou eu perguntar para a CET, não entendi direito.

Para saber mais sobre o Jun:

Somente oito pessoas conseguem um dos disputados lugares no balcão de Jun Sakamoto a cada noite. Nem os preços altíssimos espantam a clientela, que não ousa aparecer sem reserva. Com cara de poucos amigos , o sushiman enche-se de concentração e faz bolinhos memoráveis. Talha os peixes de maneira impecável e os assenta sobre o arroz num ritual de singular beleza. Antes que algum freguês incauto mergulhe a iguaria numa banheira de shoyu, ele mesmo se incumbe de pincelar o pescado com o molho. Sakamoto não tem rivais em sua arte. Tanto que seu restaurante foi eleito pelo júri de Veja São Paulo o melhor japonês nos últimos cinco anos. Como seria impossível ensinar os leitores a fazer sushis tão sublimes, o chef compartilha três outros tipos de receita. Sócio também da Hamburgueria Nacional, ele não encontra mais tempo para se dedicar à vela, seu esporte preferido. Quando sobra um dia livre, vai para um sítio com a mulher e o casal de filhos. Nesse ambiente campestre, o prato oficial é o churrasco.

http://veja.abril.com.br/vejasp/chefs_2006/p_074.html

Onde fica:
http://www.google.com.br/maps?q=http://www.obaoba.com.br/sao-paulo/restaurante/jun-sakamoto/kml

7 Comentários leave one →
  1. 26/03/2009 13:23

    Recomendo abrir uma reclamação no SAC da Prefeitura. Pode até demorar um pouco, mas atendem. Vá em http://sac.prefeitura.sp.gov.br e escolha como assunto “CET – Fiscalização”. Na tela seguinte, escolha a opção (que por sinal é nova) “Veículos estacionados em cima da calçada ou canteiro”. Na próxima tela, o sistema vai te pedir os dias e horários em que isso acontece e pergunta também se há sinalização de trânsito no local (não entendi isso, já que calçada é calçada e não depende de sinalização). Mas enfim, vale a pena usar os meios oficiais para denunciar. E imagino que fornecendo dia e horário da ocorrência, a CET se programe para fazer um flagrante. Veja um exemplo de denúncia neste endereço: http://tinyurl.com/c3pspp

  2. Luiz Carlos permalink
    26/03/2009 14:02

    Sensacional. a matéria e o desrespeito por e-mail.
    sorte pra nós

  3. Rafa Poço permalink
    26/03/2009 23:44

    ALguem sabe qual a empresa de Valet que presta serviços lá?
    JP, por favor, peça pro seu colega passar essas informações e, especialmente, AS FOTOS!

  4. Serna permalink
    27/03/2009 11:12

    sim, vamos atingí-los no bolso…em verdade não deixa de ser desrespeito ao próprio cliente do restaurante, pois é quem receberá a multa ainda que não tenha manobrado.

Trackbacks

  1. Denunciando os donos das ruas | + Vá de bike! +
  2. jar.io • ECOLOGIA
  3. Quem são os donos da rua em São Paulo « Desordem e Regresso

Deixe um comentário