Pular para o conteúdo

‘Cidades relapsas com o clima terão prejuízo’

08/12/2010

Alexandre Gonçalves entrevista Ahmed Aboutaleb, O Estado de S.Paulo, 8 de dezembro de 2010

O prefeito de Roterdã (Holanda), Ahmed Aboutaleb, visitou São Paulo na semana passada e falou ao Estado sobre o C40 – cúpula que reúne administradores de várias cidades para discutir o aquecimento global.

O que é o C40?

O C40 reúne várias cidades do mundo para combater as mudanças climáticas. A iniciativa acelera o modo como se constroem políticas sobre o clima. As cidades sentem necessidade de agir, não só por razões de saúde pública. Quem não agarrar as oportunidades de desenvolvimento tecnológico trazidas pelas mudanças climáticas vai perder o jogo econômico a longo prazo. Não estamos falando só de clima, saúde ou ar puro: também é uma questão de economia, renda e emprego.

Há resultados tangíveis das reuniões anteriores do C40 em Londres (2003), Nova Iorque (2005) e Seul (2009)?

Mais que ações concretas, as reuniões geram comprometimento. Cito como exemplo a minha cidade. Temos o compromisso de atuar em várias frentes. Estamos desenvolvendo tecnologia para reunir as emissões de carbono de centrais de energia e fábricas químicas e transportá-las por tubulações para armazená-las em velhos campos de óleo no Mar do Norte. Além disso, geramos mais de 350 megawatts de eletricidade por moinhos de vento, o que corresponde a 50% do consumo da cidade. E estamos investindo o máximo de dinheiro possível para fazer com que toda a energia consumida venha da matriz eólica.

Quais são as expectativas para o encontro do C40 em São Paulo, no próximo semestre?

São grandes. Poderemos conhecer estratégias usadas em outros lugares do mundo. Entendo os problemas enfrentados por países como China, Índia e Brasil: necessitam crescer para alimentar suas populações e é impossível fazer isso sem aumentar as emissões. Mas convém investir parte dos ganhos no combate ao aquecimento.

One Comment leave one →
  1. ..::IAQUE::.. permalink
    14/12/2010 10:16

    São Paulo nem sistema de transporte publico decente tem. Vai mostrar o que no C-40? técnicas de construção de piscinões no máximo…
    No dia que um político ficar esperando ônibus de domingo no ponto sem saber quando esse passará essa realidade mudará, até lá continuaremos vivendo no discurso apenas…
    #sorte e #paz
    abs

Deixe um comentário