Skip to content

Supermercados planejam redução de 40% no uso de sacolas plásticas

26/11/2010

Vanessa Dezem, Valor Online / O Globo, 26 de novembro de 2010

SÃO PAULO – Os supermercados no Brasil devem reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas até 2015. A meta foi anunciada nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), e inclui um manual de condutas do setor e a redução do uso de gases que causam o efeito estufa.

“O problema das sacolas plásticas faz parte de uma discussão mais ampla a respeito da própria relação entre sociedade e meio ambiente. A Abras se propõe a ser parte da solução deste problema e também ser multiplicadora do consumo consciente”, afirmou o presidente da associação, Sussumu Honda.

A ideia da entidade é criar um sistema de mensuração para acompanhar o cumprimento das metas de redução no uso de sacolas, além de elaborar um manual com a função de conscientizar funcionários e consumidores sobre os benefícios da ação. O objetivo da Abras é atingir 30% de redução no uso de sacolas já em 2013 e alcançar a totalidade das empresas do setor supermercadista.

“No entanto, para que isso aconteça, é preciso que o Poder Público também faça a sua parte”, afirma Honda. O presidente da associação defende a criação de uma única lei federal para disciplinar a utilização das sacolinhas. “Assim, impedindo a multiplicação de leis estaduais e municipais que vêm mais para confundir e impossibilitam qualquer aplicação prática”, completou, enfatizando a necessidade também do aprimoramento da coleta seletiva no país.

A Abras destacou ainda que defende a eliminação da distribuição gratuita de sacolas plásticas ou de qualquer material nos supermercados, “desde que não prejudique o consumidor e as relações de consumo”.

(Vanessa Dezem | Valor)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: