Skip to content

Seca faz São Paulo ter dia mais poluído do ano

26/08/2010

Agencia Estado, 26 de agosto de 2010

São Paulo teve ontem o dia com o ar mais poluído neste ano. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), cinco das 17 estações de medição de qualidade do ar na Região Metropolitana registraram a classificação “má”, enquanto outras sete foram classificadas como “inadequadas”. Nenhuma conseguiu índice bom. O ozônio foi o grande vilão.

Na capital, as piores áreas foram a Universidade de São Paulo (USP) e o Parque do Ibirapuera, onde os níveis do gás chegaram a 203 – o aceitável é até 101. A qualidade do ar também estava “má” em Santo André, São Caetano do Sul e Mauá – neste último, o ozônio chegou a 207. No interior, o destaque negativo foi São José dos Campos, onde o índice do poluente foi de 204.

A alta concentração de ozônio contribui para o aumento dos problemas causados pelo ar seco – que ontem também registrou valores recordes no ano. O pico foi entre 14 e 16 horas: 13% de umidade relativa do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice ficou apenas a um ponto porcentual do estado de emergência (12%), em que se recomenda a interrupção de atividades ao ar livre por causa de riscos à saúde. O nível considerado adequado é de 60%.

No organismo a baixa umidade e o alto índice de ozônio se refletem em sintomas como tosse seca, coceira na garganta, cansaço e ardor nos olhos. “Os dois fenômenos têm efeitos bem parecidos e podem agravar a situação de quem já tem algum problema respiratório”, disse a gerente de qualidade do ar da Cetesb, Maria Helena Martins. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 04/10/2010 18:51

    muito interessante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: