Skip to content

Projetos de monotrilho em São Paulo serão tema de audiência pública em 02/9

23/08/2010

No debate, marcado para o dia 2 de setembro, entidades da sociedade civil e cidadãos poderão questionar quais as linhas planejadas e se têm licença ambiental

Diversos projetos e planos para instalação de monotrilho, envolvendo as regiões de Vila Prudente, Cidade Tiradentes, M´Boi Mirim, Aeroporto de Congonhas, Cachoeirinha, Lapa, Vila Sonia e Celso Garcia, têm sido divulgados pela imprensa nos últimos dois anos. Entretanto, grande parte da população de São Paulo não tem clareza sobre a proposta do poder público para este sistema de transporte elevado e sobre trilhos nos próximos anos.
Algumas dúvidas do cidadão poderão ser esclarecidas na audiência pública que debaterá o tema, marcada para o dia 2 de setembro, às 13 horas, na Câmara Municipal. Para o evento, que está sendo convocado pelas comissões de Política Urbana e de Transporte, foram convidadas a Secretaria Municipal de Transporte, a Secretaria Estadual de Transporte, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
De acordo com os organizadores do debate, a ideia é que os representantes dos governos municipal e estadual apresentem os projetos de monotrilho para a cidade e os respectivos estudos de impactos ambientais, urbanísticos e de vizinhança. As entidades e os cidadãos poderão questionar as propostas e os estudos.
A realização da audiência havia sido aprovada no início de junho, atendendo a um requerimento apresentado pelo vereador Chico Macena (PT) na Comissão de Política Urbana, mas, em função do recesso de julho da Câmara Municipal de outras atividades que já estavam agendadas pela Casa, o debate acabou sendo marcado agora. “A discussão sobre a aplicação do monotrilho para a nossa cidade é recheada de dúvidas, ninguém sabe ao certo como vai ser as estações, não tem projeto, as licitações são questionadas na justiça, a população não é ouvida e muitas perguntas feitas pela sociedade não são respondidas” argumenta o autor do requerimento que viabilizou o debate.
Macena relata que a proposta de fazer uma audiência pública para tentar esclarecer o assunto partiu da própria sociedade organizada. “Fiz o requerimento para que as duas comissões [Política Urbana e Transporte], junto com a sociedade, ouvissem do governo o que a população precisa saber.”
Para ele, a proposta da Prefeitura para o transporte público da população, especialmente da periferia, tem mudado de acordo com o momento. “Uma hora é o VLP [Veículo Leve sobre Pneus], outra hora é o VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], depois anunciam a expansão do Metrô. Logo todas estas opções desaparecem e o Executivo apresenta o monotrilho como a melhor solução”, critica.
Na avaliação do parlamentar da oposição, a capacidade de transporte de pessoas do monotrilho é muito menor do que a necessária para ligar a Cidade Tiradentes até a Vila Prudente ou o Jardim Ângela a Santo Amaro, sugerindo que a melhor opção para as duas linhas já previstas pela administração municipal seja o metrô. Ele também questiona o impacto ambiental do novo sistema, a tecnologia que será utilizada e o custo por passageiro transportado. “Nós, vereadores, e toda sociedade temos direito de participar deste processo, junto com a Prefeitura, e escolher o que é melhor para a cidade”, pondera.
O presidente da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Juscelino Gadelha (PSDB), espera que na audiência o Executivo apresente a proposta de interligação entre os diversos sistemas de transportes existentes na cidade: trem, metrô, corredor de ônibus e monotrilho.
Quanto às linhas específicas de monotrilho previstas para a cidade, o parlamentar que integra a base do prefeito na Casa avalia que “o debate poderá esclarecer o que já está licitado, como estão os projetos e as licenças ambientais já aprovadas”.
Serviço:
Audiência pública sobre os projetos de monotrilho para a cidade de São Paulo
Data: 2 de setembro de 2010
Horário: 13 horas
Local: Auditório Prestes Maia – 1º andar da Câmara Municipal
Comissão de Política Urbana e Comissão de Transporte
Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 23/08/2010 14:13

    Muito legal o blog. Parabéns!

  2. 04/10/2010 18:52

    parabens pelo blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: