Skip to content

A nova Ciclofaixa da Rua Vergueiro

27/05/2010

Parece que a Prefeitura de São Paulo está começando a pensar um pouco mais nos ciclistas da cidade (e que não são poucos). Nesta semana, o que estava previsto para ser uma Motofaixa no canto esquerdo da Rua Vergueiro/Liberdade, no centro de São Paulo, surgiu com uma pintura de uma Ciclofaixa. Trata-se de uma ótima melhoria para a região, pois é uma forma de conectar o centro aos bairros mais movimentados da cidade, como Paraíso e Jd. Paulista.
Estamos chegando lá!!!

Veja abaixo foto da nova ciclofaixa e mais abaixo um breve relato de um ciclista que utilizou a ciclofaixa nesta semana.

“Não sei se era exatamente isso, mas ontem a noite, passeio pela Vergueiro, vi vários carros da CET trabalhando na via e me deparei com alguns desses pictogramas de bicicletas aonde deveria ser a motofaixa. Não sei se é isso mesmo, se será uma faixa compartilhada de moto e bike, mas se realmente for isso, eu acho que o mais lógico, seria fazer a faixa de bicicleta a direita da via e não a esquerda, como é a ciclofaixa de domingo.

Ontem mais cedo, fui ao centro e pedalei por essa faixa, já que a maioria dos motoqueiros andava na pista normal e pedalei com relativa tranqüilidade, principalmente na volta, quando o trânsito estava completamente parado. Quando subia, próximo ao Hospital do Servidor público, havia um resgatem socorrendo uma pessoa. Observando reparei que o motoqueiro que estava na Motofaixa, havia atropelado o pedestre.

Enquanto eu subia de bicicleta por essa faixa a esquerda, além de encontrar alguns ciclistas, passei por vários pedestres que estavam atravessando a rua entre os carros, quase colidi com um mas como estava em baixa velocidade, não tive problema. Mas tenho certeza que com as motos andando em alta velocidade, com certeza teremos um grande número de acidentes ali. A não ser que aquilo vire mesmo uma Ciclofaixa.”

Anúncios
15 Comentários leave one →
  1. Rafael permalink
    27/05/2010 9:42

    NOssa, muito bom!
    É ótima ver esta SENSIBILIDADE do Governo.
    Isso é uma medida de saúde pública. Medida de redução de mortes!
    Parabéns, Governo!

  2. 27/05/2010 9:54

    o que tempos de eleição nao fizer.. ngm faz!
    parabens governo/ prefeitura ou sei la quem

  3. 27/05/2010 10:35

    Estudo na Uninove da Vergueiro, bem perto de onde essa foto foi tirada.
    Eles fizeram uma bela reforma na faixa da esquerda, que antes nao era la essas coisas, demarcaram a rua e tal, colocaram uns semaforos novos, tem umas placas ainda viradas e cobertas que acredito que sejam pra sinalização dessa via etc.
    Mto interessante, mas como citado, acredito que mtos acidentes ainda acontecerao por ali.
    A galera saindo da faculdade atravessa a rua sem nem se preocupar com a velocidade ou quantidade de carros descendo a Vergueiro.
    Nao adiantou aumentarem a largura da calçada pq o volume de pessoas é mto grande e infelizmente quem quer ir mais rapido acaba indo pela rua (eu mesmo faço isso).
    Um pouco mais pra baixo, fizeram uma mureta que talvez impessa que as pessoas atravessem e tal.
    Não vi isso como uma “preferencia ao transito”, mas sim como uma maneira de evitar que as pessoas sejam atropeladas.
    Colocaram tambem umas “gradinhas” muito mal colocadas que mais parecem grades de galinheiro que logo logo vão ser arrancadas pelos “catadores de papel” que ficam ali.
    Torço para que essa ciclo-moto-faixa (ou sei la o que) funcione da maneira que deveria funcionar e que todos respeitem.
    Como disse a Pedaline, parabens por quem tomou a iniciativa, seja la quem seja.
    Espero que isso nao seja somente uma açao que só aparece em tempos de eleição.
    Abraços.

  4. Leonor permalink
    27/05/2010 10:40

    Eu acho que não foi a prefeitura que fez isso não! Isso tem cara de bikers que colocaram o símbolo da ciclofaixa na calada da noite! rsrsrsrs

  5. Milton Jung permalink
    27/05/2010 10:55

    Gente: A CET diz que não foi ela que pintou a bicicleta na faixa. Ali será apenas motofaixa, mesmo, segundo a Companhia.

  6. 27/05/2010 11:29

    O Milton, acredito em você, mas vou mandar um email para a CET mesmo assim parabenizando. :-p

  7. 27/05/2010 11:29

    Parabéns, CET! Obrigado, Alexandre de Moraes! Viva Kassab! Finalmente uma ciclofaixa que funciona 24h por dia, todos os dias da semana, que não serve apenas para o passeio de domingo e que custou 1000% a menos que a Ciclocoisa de Lazer. É disso que São Paulo precisa! Multipliquem a iniciativa por todas as ruas. O trânsito e a qualidade de vida agradecem.

  8. Marthino do Velo permalink
    27/05/2010 11:37

    Parabéns! Nossa. Gosto muito!!

  9. Waldomiro de Souza permalink
    27/05/2010 12:00

    Parabéns, CET e Prefeitura! Agora mesmo, terei que sair pedalando aqui da Vila Mariana para o centro e vou ter a honra e o privilégio de poder usar esta ciclofaixa novinha em folha.

    Pena que obras assim, tão simples, mas que melhoram a vida de tantos, só aconteçam em ano eleitoral…

  10. amigo do Waldomiro permalink
    27/05/2010 12:46

    Waldomiro, você por aqui! Saudades! Abraço pra família, hein?

    Concordo muito com suas palavras. São obras simples como essa que vão mudar São Paulo, não aqueles bilhões despejados para tirar árvores e asfaltar a várzea do rio na No$$a Marginal. Aliás, saiu hoje que aquela grana toda já foi pro ralo e já começa a não servir pra nada: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100527/not_imp557317,0.php

    Então é muito bom que a prefeitura, depois de tantos túneis, pontes, viadutos e recapeamentos anuais, finalmente esteja dando atenção à bicicleta como meio de transporte em São Paulo.

    Parabéns ao Kebab e ao Alexandre DEMorais, ambos já tem o meu voto na próxima eleição!

  11. liu permalink
    27/05/2010 12:58

    Triste notícia, deve ser mais uma Ciclocoisa de Lazer, afinal está [de novo] do lado errado da via… Essas iniciativas da prefeitura são sempre um “quase”, mas não vamos desistir, reforço positivo neles, parabéns CET!

  12. 27/05/2010 14:02

    Eu pego a Vergueiro todos os dias, tanto na ida quanto na volta do trajeto entre minha casa no Ipiranga e meu trabalho em Pinheiros. “Acompanhei” as obras e achei que se tratava apenas da proibição de se virar à esquerda na Eça de Queiroz, sentido Paulista e da criação do acesso à esquerda antes da Batazar Lisboa para o pessoa que vem da Vergueiro possa entrar na Domingos de Moraes.
    De qualquer maneira, na quarta-feira, 26 de maio por causa do trânsito carregado eu acabei indo para a esquerda e fiquei cara a cara com a superfaixa.
    Senhoras e senhores, sentei o pé nos pedais para deixar as motos para trás, mas como o amigo disse lá em cima, não havia motos na faixa. Não topei com nenhum pedestre, mas fico sempre alerta com os carros mais afoitos.
    Na dúvida use a melhor buzinha que há: um grito com todo o ar dos seus pulmões. Tente se antecipar e na dúvida não se arrisque, continue pela direita, como sempre. Aliás, como fiz hoje.

  13. 27/05/2010 14:09

    Gente, claro que não é uma ciclofaixa. São os brothers cicloativos que pintaram a magrelinha ali. Ficou jóia, mas não se esqueçam, pode mais quem pesa mais, no caso, as motocas.
    Força!

  14. 27/05/2010 14:10

    Oops, corrigindo: “foram os brothers que pintaram…”.

  15. 27/05/2010 22:36

    PODE TER CERTEZA QUE EU VOU SEMPRE PEDALAR POR ALI!!!!! TEM MAIS MOTOCICLISTAS SÃO GENTE BOA É SÓ DEIXAR UM CANTOPRA ELES PODEREM CIRCULAR QUE NÃO PEGA NADA!! DO MESMO MODO QUE EU SEMPRE UTILIZO A MOTOFAIXA DA AV. SUMARE!!!!! E VIVA NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: