Skip to content

Transporte coletivo deve ser prioridade dos governos para 88% dos paulistanos

03/02/2010

Pesquisa revela também que cidadãos defendem a ampliação do Metrô (74%) e a construção de mais corredores de ônibus (73%) como principais medidas

Publicado em: 29/01/2010 – 10:02

Para 88% dos paulistanos o transporte coletivo deveria ser a prioridade dos governos (estadual e municipal) nos próximos anos para reduzir o trânsito e resolver os problemas de mobilidade urbana na cidade. Este é um dos principais dados da pesquisa realizada pela Toledo & Associados para a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), que foi divulgada nesta quinta-feira (28/1).

A partir de entrevistas coletadas em novembro do ano passado, o levantamento revela que 8% dos cidadãos defendem que o poder público priorize igualmente o transporte coletivo e o individual, e apenas 4% querem que este último receba a maior parte investimentos. Entre as medidas que os governos deveriam adotar, segundo os pesquisados, estão: aumentar as linhas de Metrô e trem (74%); construir mais e ampliar os corredores de ônibus (73%) e fiscalizar melhor o trânsito (46%).

Embora desejem o aumento de investimentos no setor, os entrevistados avaliaram de forma mais positiva  o transporte público que serve a capital paulista e a região metropolitana de São Paulo, em relação ao ano de 2008. Na pesquisa de 2009, o serviço de ônibus na cidade foi classificado como bom e excelente por 50% dos entrevistados. Este índice era de 40% no levantamento anterior. O percentual de cidadão que consideram o serviço ruim ou péssimo caiu de 30% para 24% no período.

Entretanto, se comparado com avaliações feitas em anos anteriores, houve uma queda de qualidade na percepção dos cidadãos. Em 2004, 61% dos cidadãos consideravam excelente ou bom o serviço de transporte executado pelos ônibus. Na época, apenas 22% assinalaram as alternativas ruim ou péssimo.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que opera as linhas de trens em São Paulo, também obteve 50% de excelente e bom, contra 26% de ruim e péssimo. O resultado é 2% melhor do que o obtido na pesquisa anterior (2008). Em 2004, porém, 60% dos entrevistados consideravam o serviço da CPTM excelente ou bom.

Já a avaliação do Metrô manteve o mesmo percentual de aprovação do levantamento anterior, com 82% de excelente e bom. O melhor índice de aprovação do serviço foi obtido na pesquisa de 2006, quando 93% dos usuários também assinalaram as alternativas excelente e bom. Na ocasião, apenas 2% os entrevistados afirmaram que o serviço era ruim ou péssimo (contra 5% na pesquisa atual).

Quanto ao comportamento no trânsito, para 40% dos entrevistados, os motociclistas são os que mais desrespeitam as regras nas ruas na cidade. Outros 19% avaliam que a primeira colocação neste ranking negativo deveria ser ocupada pelos motoristas de lotação. Os motoristas de ônibus e de caminhões ficaram empatados com 12% das opiniões para cada categoria profissional.

A São Paulo Transportes (SP Trans) comentou a pesquisa, considerando apenas os resultados positivos obtidos em relação a 2008. De acordo com a empresa, que gerencia o transporte coletivo de passageiros por ônibus e microônibus na cidade, a melhora de 10% na avaliação do serviço reflete os esforços realizados pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, em conjunto com a SP Trans e a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET).

De acordo com a Toledo & Associados, a pesquisa foi realizada com 2.352 moradores da capital e da região metropolitana de São Paulo, e a margem de erro é de dois pontos percentuais. 

REPORTAGEM: AIRTON GOES airton@isps.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: