Skip to content

Aprovada a nova planta do IPTU

02/12/2009

Por Douglas Anfra:

Foi aprovada a nova planta de São Paulo, ferramenta que permite o reajuste do IPTU e parte da reestrutração urbana da cidade.

Na Conclusão da prefeitura de São Paulo e da maioria dos vereadores, a cidade mudou e por isso deve mudar a cobrança do IPTU, mas o interessante é que na conclusão dos vereadores, somente cresceram as áreas de periferia, especialmente as que ficam na borda da região central e regiões do centro de São Paulo. Estas áreas terão seu IPTU reajustado em 60%, o que afetará o pequeno comércio e os alugueis e moradores destas regiões mais visadas como Luz, Campo Limpo, Belém, etc.

Segundo a prefeitura, no alto de seu cinismo, muitos investimentos foram feitos de estrutura nesta região. Ao observarmos artigo recente de um arquiteto na Folha de São PAulo que diz que a solução para a Luz é a vinda da classe média para que ele apossa ir sem preocupação da Sala São Paulo para sua casa, vemos qual o interesse em aumentar o preço destas regiões e qebrar o pequenos comércio destas regiões que são como centrinhos dentro de regiões de periferia. É claro, pode-se perguntar quais os investimetnos fora o metrô que talvez chegue em 2014, mas a prefitura alega que muito foi feito nestas áreas e não houve crescimetno das áreas nobres que NÃO TERÃO SEU IPTU REAJUSTADO. Para quem mora perto da Luz é fácil observar o investimento da prefeitura: Carros e carros de água fria sendo jogada em moradores de rua, que é a forma de combater a cracolândia, isto é, sem albergues as pessoas que continuam vivas se aglomeram em lulgares cobertos no centro, e como são consumidores potenciais de crack, são molhados e humilhjados apra se afastarem para outros locais.

A “exterma esquerda” da câmara dos vereadores levou arrudas nos bolsos e fez barulho, como Arselino Tato e Netinho, mas não deu. A prefeitura e a especulação imobiliária de São Paulo vão poder tirar mais dinheiro das pequenas biroscas que se tornaram bares e quebrar os camelôs que conseguiram instalar seu pequenos comércio de 1,99.

Grande comemoração da câmara, veja os números da votação :
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1399583-5605,00.html

Para se ter uma idéia, várias destas mudanças se dão na surdina e depois não percebemos porquê as coisas mudam, por exemplo, com o fim do plano diretor, não há mais áreas de lazer, comércio e residenciais em São Paulo, o que permite que se cobre a lei do PSIU em todas as áreas de São Paulo comigual rigor. Para quem mora nestas áreas que eram mais baratas sabendo que eram áreas de comércio e lazer, ok, mas quem eram os interessados era, novamente a epseculação imobiliária que assim pode aumentar o preço destas areas sem gasto algum de estrutura por parte da prefeitura, começando o fechamento dos bares.

Quando posteriormente a lei anti-fumo apareceu e a população mobilizada em poder denunciar os outros e se vingar de abusos dos fumantes, se mobilizou, aprovaram simultâneamente a lei mais rigorosa do psiu que, além de aumentar o rigor, proibiu casas noturnar e bares depois da uma da manhã sem porteiros e segurança e manobrista, sobrando apenas o lazer mais caro possível e aumentando o preço igualemente das áreas de lazer, onde, caso fossem clientes mais pobres, não poderiam mais frequentar e pagar toda esta estruturua. Além disso, não poderão simplesmente sentar e conversar após o trabalho ou indo e vindo de algum lugar do centro. (Exceto locais de propriedade de policiais, que são amigos dos subprefeitos da cidade que também são policiais, mas em geral, policiais preferem possuir outros estabelecimentos)

E assim caminha esta cidade. Os vereadores estavam exultantes. Eu penso aonde conseguirei morar e tomar uma cerveja com as coisas caminhando neste rumo e tudo aos poucos se transforamndo num condomínio gigante com cancelas.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: