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Proposta de ciclovia na Marginal Pinheiros

04/10/2009

IMG 02bFonte: Fundação Aron Birmann

Uma discussão está sendo retomada sobre uma possível ciclovia na Marginal Pinheiros. Na Segunda-feira próxima o Governo do Estado de São Paulo irá apresentar um projeto de ciclovia na Marginal Pinheiros, aproveitando a faixa já existente na margem próxima ao trilho do trem (vejam horário e local no final do texto).

Em 2006, um projeto foi elaborado pela Fundação Aron Birmann e entregue à gestão do Pomar Urbano (antigo Projeto Pomar). A proposta inicial do projeto de 2006 era de criar um circuito, chamado Circuito dos Parques, com 22 km de extensão, formando um parque linear, integrado ao Pomar Urbano. Este circuito previa a conexão com outras ciclovias, por exemplo, a ciclovia da Avenida Faria Lima. Considerando os 10 km (in)existentes da ciclovia na Faria Lima, o circuito completo seria de 34 km*. Os acessos à ciclovia no projeto foram previstos nos seguintes pontos (vejam os pontos no mapa anexado abaixo): Parque Vila Lobos, USP, Shopping Morumbi, Parque Burle Marx e Shopping SP Market. Também estava contemplado a integração às passarelas de três estações da CPTM: Santo Amaro, Pinheiros e Cidade Jardim.

O valor estimado para este projeto, incluindo as obras de interligações e gerenciamento, é de 19,5 milhões de reais, com prazo estimado de 12 meses para a finalização da obra da ciclovia.

Segue alguns arquivos sobre o projeto:

Apresentação de trabalho de alunos de Gestão Ambiental da USP sobre a ciclovia
Mapa original da ciclovia
(Fundação Aron Birmann, 2006)

Agora vamos ver qual é a nova versão deste projeto pelo Governo Serra. Fica aí o convite:

Reunião sobre ciclovia na Marginal Pinheiros
Quando: Segunda-feira, 5 de outubro, às 14h30
Onde: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi 4500 – Sala de Imprensa  – 2º andar

Outros links:

Projeto no site da Fundação Aron Birmann
Texto: “A Ciclovia da Marginal Pinheiros, finalmente” (André Pasqualini)
– Notícia: “Ciclovia na Marginal vai ficar pronta em fevereiro” (Jornal Destak no portal do Nossa SP)
– Notícia: “Marginal Pinheiros, em São Paulo, terá ciclovia de 22 quilômetros de extensão” (iG)
– Vídeo: “Ciclovia do rio Pinheiros” (Renata Falzoni)

*CURIOSIDADE: O projeto de 2006 cita que o circuito da ciclovia teria uma extensão de 54 km, considerando os 22 km de ida, 22 km de volta e os 10 km da Faria Lima. Portanto, de NOVA ciclovia haveriam apenas 22 km. Pra que inventar?!?

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11 Comentários leave one →
  1. Rafael Salomão permalink
    04/10/2009 10:18

    Ótimo post. Obrigado pelas informações.

  2. 04/10/2009 11:47

    Estarei lá. Dá para entrar de bike no Palácio?

  3. ecourbana permalink*
    04/10/2009 13:17

    Perguntamos para o Secretário: http://twitter.com/ecologiaurbana/status/4605342249
    vamos esperar a resposta!

    Abraço.

  4. 04/10/2009 14:31

    Assistindo ao vídeo da Renata Falzoni, acho que entendi o pq dos 44km: eles contam os dois lados do rio. Essa nova proposta, no entanto, só contempla o lado do trem, sentindo Tietê. A proposta inicial era um parque linear, por isso os dois lados. Pelo menos foi o que pude entender.

  5. 04/10/2009 15:38

    Vitor, é exatamente isso. O projeto contempla a ciclovia dos dois lados do rio, 22 km para ir e 22 km para voltar (pelo outro lado da margem). O curioso é que o projeto só mostrava pontos de acesso à ciclovia pela margem do lado do trem. Como iriamos fazer para chegar ao outro lado do rio? Tranformamos nossas bikes em pedalinhos??
    Jose Bueno, pelo que conheço dos prédios do Governo, não haverá grandes problemas em estacionar a bicicleta. Provavelmente não tem bicicletário, mas sempre se dá um jeito.

    Abraços

  6. Rafa P. permalink
    04/10/2009 19:39

    Pra entrar de bike, é pelo portao 2!

  7. 05/10/2009 12:43

    Para quem for de bike, entre pelo portão 2 e estacione “ao lado da estufa”.

  8. 25/02/2010 23:11

    Boa noite a todos.

    A iniciativa é das melhores, porém devo considerar que:
    – O Rio Pinheiros é extremamente poluído e o cheiro é insuportável (ainda mais para a prática de esportes);

    – Em dia de chuva, há alagamento e pelo desenho acima a ciclovia será a primeira vitima (imaginem como ficará a após um dia de alagamento); e

    – Na marginal o excesso de veículos é visível, bem como a poluição emitida pelos mesmos, e vale ressaltar que a prática de esportes nessas condições é extremamente prejudicial à saúde. Todos sabemos que São Paulo é uma cidade que possui muitos grupos de pedal noturno, porém em horário que não possui tanto fluxo de veículos (a poluição é relativamente menor), o que diminui a nocividadeaos praticantes.

    Assim, no meu ponto de vista, a idéia é muito boa, mas mas inviável pelas razões acima expostas.

  9. 11/08/2011 23:42

    MELHORA O TRANSITO, A SAUDE ,A POLUIÇÃO enfim e uma maravilha.

Trackbacks

  1. + Vá de bike! + - Futura ciclovia da Marginal Pinheiros em vídeo
  2. Relato da Reunião da ciclovia Marginal Pinheiros « Blog de Ecologia Urbana

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