Skip to content

Pedal Verde na “Velha Marginal”

28/06/2009

Aconteceu hoje a maior manifestação das cidadãos paulistanos contra a obra de Ampliação da Marginal do Tietê.

3669454283_41fd7b575c

Por Luciano Ogura

O projeto é assassino! Seja porque estimula mais carros, em maior velocidade, seja por que sem as árvores já cortadas, maior a poluição do ar, que já mata dezenas de pessoas TODOS OS DIAS!

CIclistas, transeuntes e motoristas participaram da ação, que envolveu a elaboração de uma enorme faixa com os dizeres “LUTO PELA MARGINAL,” além de cruzes colocadas sobre as árvores mortas.

ALgumas pessoas distribuíram panfletos aos motoristas que, curiosos, diminuíam a velocidade, aumentando o trânsito.

Ao contrário do que possa parecer, não se tratou de uma ação de ambientalistas tradicionais, preocupados com as árvores cortadas. Evidente que TAMBÉM essa é uma das preocupações.

No entanto, a intenção é questionar o planejamento da cidade, estimulando todos a refletir sobre qual a cidade que gostariam de ter.

Seria a vontade de alguém uma cidade ainda mais excludente? Com menos áreas verdes, menos espaço para convivência e, por isso, mais hostil a todos?

A ampliação da Marginal deixa a impressão de que nós, a população, definitivamente vive em mundo diferente daqueles que governam. 

Estamos cansados de saber que aumentar a malha viária, a quantidade de asfalto que se espalha pela cidade, não terá efeito sobre os problemas de mobilidade! Servirá, apenas, como estímulo para o transporte individual motorizado (além dos estímulos diretamente anunciados pelo governo à indústria automobilística).

CUriosamente, há um mês, o prefeito Gilberto Kassab, às custas de dinheiro público – leia-se, NOSSO DINHEIRO- esteve em Seul, na Coréia, para conhecer o projeto que transformou a realidade de um rio degradado e mal cheiroso, num verdadeiro parque.

Com a volta do prefeito, muitas pessoas acreditaram que seria um novo passo rumo a uma cidade que respeite o meio ambiente e o bem estar dos cidadãos.

Mero engano.

Já estava preparada -e aprovada- a obra que vai na contramão de tudo que poderíamos esperar tivesse o prefeito aprendido em sua viagem. Pelo jeito, foi apenas uma viagem a passeio..

De qualquer maneira, é importante saber que muitos cidadãos não estão em silêncio, aceitando esse absurdo. 

A ação de hoje representa isso: que ainda lutamos por políticas públicas decentes, que incluam a participação de todos nas decisões sobre o futuro da cidade.

As fotos tiradas sob a ponte Cruzeiro do Sul, onde moram pessoas em meio a ratos, em situação degradante, deixam claro que não é de novas pistas que a cidade precisa. Também não é o problema de locomoção o mais urgente de todos!

Vamos nos unir! Somar esforços pra tentar reverter essa situação!

Quem sabe assim São Paulo nao deixa de ser um instrumento de sobrevivência (degradante),  e passa a ser uma cidade agradável.

Vejam todas as fotos clicando abaixo…

Matérias relacionadas

http://iurirubim.blog.terra.com.br/2009/06/28/sp-ciclistas-protestam-contra-%E2%80%9Ccemiterio-de-arvores%E2%80%9D-na-marginal-tiete/

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1210737-5605,00-CICLISTAS+FAZEM+PROTESTO+NA+MARGINAL+TIETE.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/06/28/risco+de+enchentes+aumentara+com+nova+marginal+em+sao+paulo+dizem+especialistas+6980912.htmlhttp://band.com.br/conteudo.asp?ID=153092

Anúncios
12 Comentários leave one →
  1. Cesar Pegoraro permalink
    29/06/2009 10:54

    Olás Pessoas!
    Puxa, que orgulho da atividade!!!
    Sempre positivo ver estas manifestações. Somos minoria, ainda, mas o posicionamento está marcado!
    Estarei mais por Sampa e, com isto, mais presente nas atividades!
    Muita força para nós e parabéns pela ação!
    Vida longo ao Tietê e não à nova Marginal!
    Abraço,
    Cesinha

  2. Katia Maria da Silva Hawrysz permalink
    29/06/2009 12:46

    Atenção ! Nós NÃO somos a MINORIA,somos o povo que vota, que paga impostos, que movimenta toda uma economia com seu trabalho.
    O povo MANDA,EXIGE,COBRA E PARALISA qualquer obra que esteja em desacordo com seus anseios e benefícios.
    PENSEM nisso!
    Estamos numa ERA , em que a conscientização quanto á preservação do meio ambiente está tão forte que crianças do Ensino Fundamental,hoje , discutem sobre os impactos ambientais no planeta.
    Portanto,vamos impor nossa vontade e impedir mais construções impactantes á nossa cidade!
    Kassab…você está pisando na bola ! Cuidado …as eleições estão se aproximando… você começou bem …mas agora…tem interesses falando mais alto !!!
    Beijo á todos !

  3. 30/06/2009 10:05

    Sou do interior, e quero desejar parabéns pela manifestação, para todos vocês que se preocupam com o bem estar de todos os seres viventes da cidade de São Paulo, espero que muitos possam se conscientizar com essa manifestação. Pois vocês são exemplos a ser seguidos.

  4. 30/06/2009 16:58

    Parabéns! Uma ACP acaba de parar a revisão do Plano Diretor? Por que não pode parar o absurdo nas margens do nosso Tietê? Valeu!

  5. 30/06/2009 23:48

    Não dá pra confiar em Bom censo, Mas a “Massa Crítica” tem que além de levantar faixas ir lá praticipar das ações das Associações de Bairros, não é só ficar mandando notícias pela internet, tem que participar galera, tem muita coisa rolando por ai que eles precisam de “Aprocação” Pública, eles não podem esconder ou simplsmente se esconderem, então realmente não somos a minoria e nem os que tem só bom censo, precisamos das ]’Massas Críticas” o Mundo Mudou, vamos fazer parte deste mundo Novo!

  6. Camilaaaaa permalink
    03/07/2009 23:50

    Parabéns pela atitude. Essa é a única forma. PROTESTO. Ver a rotina de pressa individualista das pessoas que não têm compromisso nenhum com o meio onde vive, da nossa cidade uma cruel terra de ninguém…
    Esse lamentável equívoco na marginal tietê, me causa mais do que indignação, tristeza. Tem de ter sangue de barata. Paulistano tem sangue de barata. SOCORRO! Eu não tenho.

  7. 18/07/2009 17:05

    Também estou de luto

  8. 18/07/2009 21:47

    Parabéns pelos manifestos, continuem assim, nós aqui de Mato Grosso do Sul, estamos com vocês,

    abraçao

  9. ecourbana permalink*
    20/07/2009 23:11

    Obrigado! Por favor, divulguem esse absurdo para todos seus contatos!
    O Serra pode ser o futuro presidente do nosso país!!!

Trackbacks

  1. O peso de nossas mãos « Igual Você.
  2. Imobilidade urbana « Cotidianices
  3. Pedalar, cuidar e plantar pela cidade dos nossos sonhos! « Pedal Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: