Skip to content

Relato da Audiência Pública na Zona Norte (Plano de Metas)

28/04/2009

Audiência Regional Plano de Metas ZN

Com certo atraso, segue o relato da Audiência Pública Regional sobre o Plano de Metas (Agenda 2012), que aconteceu na subprefeitura Santana/Tucuruvi, zona norte, dia 22/04.

O que aconteceu…

Início bem confuso. Enrolaram. Bla bla bla bla. Ficaram decidindo se iriam ler todas as metas e explicar os eixos estruturantes do Plano. Sim, não, talvez, decide você, e aí? (…) Demorou para começar de fato.

Pouca gente, dada a importância da audiência. Pouquíssimos movimentos sociais ou ongs. A maioria da plateia era de funcionários da Prefeitura.

A Audiência foi conduzida pelo subprefeito, sr. Helio Rubens G. Figueiredo.

Segundo estudo apresentado, Santana/Tucuruvi não é considerada região de alta vulnerabilidade social (e nem ambiental).

Alguns itens que o subprefeito mencionou para Santana/Tucuruvi: 1 novo hospital, 1 AMA Sorriso, 1 base comunitária da PM, 1 Centro de Atenção Psicossocial, 3 Ecopontos,1 parque linear, limpeza do Córrego Mandaqui e de 4 afluentes, 1 CRAS, fim da demanda por vagas em creches e pré-escola, “fantástica” obra de ampliação da Marginal Tietê e do Rodoanel norte etc.

Muitas das sugestões e comentários foram sobre trânsito/transporte.

Sem muitas novidades. As propostas, sugestões, sonhos, desejos, ‘quereres’ e esperanças de melhoria sempre apontam unicamente para o carro. O carro tem preferência mesmo.

Questão das bicicletas: aparentemente bem recebida pelo subprefeito, porém polêmica. A plateia reagiu à manifestação do Coletivo!

“Representando o grupo Ecologia Urbana, Rafael Poço provocou polêmica ao criticar enfaticamente as metas relativas à mobilidade em São Paulo: “Não é aumentando a malha viária que a gente melhora o trânsito. Não há nenhuma menção ao transporte coletivo na região. Eu quero que os túneis não sejam construídos. Em quanto continuarmos priorizando o automóvel, não teremos uma cidade para as pessoas”. Alguns moradores se manifestaram contrários à declaração, justificando a necessidade urgente de aliviar o tráfego de automóveis nas grandes avenidas da região.” (trecho da reportagem do Nossa SP)

Ouvimos dos participantes coisas do tipo:

– “A bicicleta tem que virar um vício, se não for um vício não tem porquê fazer ciclovia”.

– Contra as bicicletas, contra os corredores de ônibus: “A classe média alta não vai andar de transporte público, de bicicleta, não tem condição do jeito que está (e vamos aceitar isso, afinal essa classe ‘mérdia’ não merece andar de bicicleta né?). Precisa de recurso ($$$) para fazer ciclovia”.

– Além da ampliação da Marginal Tietê esse cara acredita que “Enquanto não fizer o túnel no segmento da Av. Dumond Vilares o trânsito não vai desafogar na ZN”.

Dos 100 km previstos no Plano de Metas para SP, temos 0 km para Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé. (na ZN está contemplado Perus e Casa Verde). Apesar disso, o subprefeito disse que estão previstas ciclovias nas avenidas Dumond Vilares, Cruzeiro do Sul e Olavo Fontoura e + 105 paraciclos em Santana (parceria com SVMA e Metrô).

Questionamos sobre inclusão social: o subprefeito disse que essa é uma proposta transversal ao Plano de Metas e que várias metas tem essa finalidade, como por exemplo a de zerar a demanda por vagas em creches e na pré-escola.

Segundo o subprefeito todas as sugestões e críticas serão encaminhadas para a Secretaria de Planejamento, responsável pela compilação e produção do documento.

Leia também a notícia Intervenções no trânsito e antigas reivindicações marcam audiência pública em Santana/Tucuruvi, escrita pela jornalista Luanda Nera do Movimento Nossa São Paulo.

O Programa de Metas foi apresentado no dia 31 de março de 2009 e está disponível no site www.prefeitura.sp.gov.br/agenda2012.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Fernando Mestre Sala permalink
    15/08/2009 14:13

    Parabenizo o Prof. /Dr. e Mestre Helio Rubens, pois tem se mostrado preoculpado com a melhora de qualidade de vida de todos da Zona Norte, independentemente de classe social, etnia ou regigião, esse é o verdadeiro administrador que o poder executivo precisa, e que nós municipís queremos, e parabens ao PSDB por ter quadro como Hélio Rubens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: