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A verdadeira face de Kassab!

01/04/2009

Após a piada de 1º de abril do blog ecourbana publicaremos a verdadeira face de Kassab. O prefeito não pára de malufar. Além dos planos diretor, de metas e de meio ambiente duvidosos, ele avança na área de obras e quer construir mais túneis e duplicar  as marginais.

Este mal planejamento da cidade é muito parecido com a política de Paulo Maluf e Celso Pitta, ex prefeitos que jogaram a cidade num limbo de cinzas, poluição, trânsito, exclusão e violência.

Sábado teremos o Buteco Urbana, não deixe de comparecer, será  uma espécie de “butecada” que une arte, cultura e diversão com discussões políticas fundamentais para a cidade de São Paulo, tudo numa praça pública.

Kassab planeja construir “pacote” de túneis

Obras em quatro pontos da cidade têm custo estimado de R$ 2,5 bi, suficientes para aumentar em 10 km a malha de metrô

Técnicos de transportes criticam as intervenções no sistema viário pelo fato de elas serem prioritariamente voltadas para os carros

ALENCAR IZIDORO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão Gilberto Kassab (DEM) planeja construir grandes túneis em pelo menos quatro pontos nobres de São Paulo.
O custo dessas obras -criticadas por técnicos e prioritariamente voltadas para os carros- atinge R$ 2,5 bilhões, equivalente a 10 km de metrô (tamanho da linha 2-verde).
Na zona sul, o plano abrange a extensão subterrânea da av. Roberto Marinho até a rodovia dos Imigrantes, além de túneis para eliminar a intersecção das avenidas Sena Madureira e Domingos de Moraes e também para construir um bulevar na avenida Juscelino Kubitschek.
Essas intervenções criam corredores alternativos de tráfego à av. dos Bandeirantes.
Na zona norte, as obras de Kassab têm o objetivo de ligar as avenidas Cruzeiro do Sul e Engenheiro Caetano Álvares.
A atual gestão, que teme repercussão inicial negativa, trata desses projetos sem alarde. Kassab criticou nos últimos anos a construção dos túneis das avenidas Rebouças e da Cidade Jardim no final da gestão Marta Suplicy (PT), em 2004.
A prefeitura afirma que essas obras estão nos planos para os próximos anos, mas não fixa prazos e incluiu só uma -a da Roberto Marinho, estimada em R$ 1,9 bilhão – em seu programa de metas entregue nesta semana à Câmara Municipal.
Os paulistanos, portanto, não devem se surpreender se, de uma hora para outra, grandes obras em algum desses pontos começarem a ser tocadas.
Isso porque os processos formais de contratação de três dessas quatro obras foram retomados nos últimos três meses pela gestão Kassab. E uma -a do bulevar JK- tem contrato pronto desde os anos 80 e já está até mesmo com preparativos para desvio do tráfego.
A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) começou a fase de licitação dos túneis da Roberto Marinho, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul por meio de uma pré-qualificação das empresas interessadas.
Essa é a etapa inicial da concorrência (que demanda, além do tempo dos servidores, gastos do município com trâmites burocráticos), por meio da qual são selecionadas as construtoras em condições técnicas de tocar as obras. A entrega dos envelopes ocorreu em fevereiro e março. Em seguida, haverá a escolha do menor preço.
A construção de grandes obras viárias voltadas aos carros é atacada pela maioria dos especialistas sob a justificativa de que a prioridade deve ser dada ao transporte coletivo.
O engenheiro Jaime Waisman, professor da USP, considera que a parte positiva de intervenções como a da Roberto Marinho é não provocar a concentração de viagens no centro.
Mas ressalva: “Preferia que fosse investido em transporte público”; “são obras voltadas ao automóvel e que não resolvem os problemas do trânsito. Vai até ter impacto, mas limitado”.
O especialista Horácio Augusto Figueira considera que túnel voltado aos carros “é jogar uma fortuna no lixo”. Ele compara a obra da Sena Madureira ao túnel da Rebouças. “Vai ter congestionamento no semáforo seguinte e até dentro do túnel. É ir na contramão.”

Notícia de 1º de Abril – pena que é mentira!

O prefeito Gilberto Kassab decidiu lançar hoje, um dia após apresentar seu plano de metas, o programa “uma bicicleta por cidadão”. A idéia é facilitar a compra ou subsidiar a aquisição de bicicletas por cidadãos paulistanos. O programa, ainda em desenvolvimento, visa reduzir o tráfego urbano substituindo progressivamente o uso do automóvel pelo uso da bicicleta e transporte público como meios de transporte.

O prefeito acredita que o incentivo ao transporte cicloviário é uma solução não só do ponto de vista da mobilidade mas também do ponto de vista da saúde do cidadão.

O programa é fruto de um convênio da prefeitura com a empresa Caloi. Uma das formas pensadas de adquirir uma bicicleta é a compra via abatimento do IPTU.

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11 Comentários leave one →
  1. 02/04/2009 0:28

    e deu hoje no G1 que a atual gestão do Kassab pretende ter até 2012
    100 km de ciclovia construídos
    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1066758-5605,00-PLANO+DE+METAS+DE+KASSAB+PREVE+GASTO+DE+R+BILHOES.html

  2. 02/04/2009 10:22

    Eu acreditei por um segundo. Aliás, por vários minutos!
    ahahhaah
    Acho que eu estou tão desolada com o que ouvi do Secretário dos Transportes e, ao mesmo tempo, tão esperançosa que as coisas vão mudar que acreditei na notícia.

    O Boteco será um grande acerto de contas…
    Eu com o Rafa pelo violão roubada e quebrado e eu com o Zé Paulo por ter conseguido me enganar no dia da mentira (foi o único! Estava conseguindo passar ilesa em 2009)..

  3. Alexandre permalink
    04/04/2009 12:11

    O Túnel da Zona Norte – obra já planejada há tempos – é mais do que necessário. Moro na Rua Voluntários da Pátria e sei o caos que é, tanto para carros como – principalmente – para os ônibus. A Zona Norte, pela suas características topográficas (muitos morros), tem um traçado viário muito ruim (ruas estreitas e cheias de curvas, com muitos declives e várias delas mão-única). Muitas das ruas fazem zigue-zague para seguir as curvas de nível do terreno (lembremo-nos que a maioria delas foi aberta nos tempos em que se usavam cavalos e carroças). O Túnel que liga a Cruzeiro do Sul (avenida larga, retilínea e de duas pistas) com a Eng. Caetano Álvares (avenida de fundo de vale, larga, de duas pistas) – desde que os ônibus que vêm do centro ou do terminal Santana do Metrô e que se dirijam para os bairros mais periféricos da Zona Norte possam utilizá-lo – será de grande serventia para se abreviar o tempo de deslocamento dos usuários de transporte coletivo do metrô/centro até as residências e – obviamente -no sentido contrário também. Além disso, existem três hospitais na rua Voluntários da Pátria (dois deles de grande porte: Hospital São Camilo – particular – e o Hospital do Mandaqui – público) que necessitam de fluidez no trânsito para melhor acessá-los, principalmente no caso de emergências. Logo – caso os túneis possam ser usados por coletivos – é um despropósito dizer como falou o Eng. Waisman que “Preferia que fosse investido em transporte público”; “são obras voltadas ao automóvel e que não resolvem os problemas do trânsito. Vai até ter impacto, mas limitado”. Esquecem-se os “especialistas” que tanto os ônibus como os automóveis particulares e os veículos de carga compartilham as mesmas vias (exceção aos corredores de ônibus e ruas de tráfego restrito). Certamente há obras de utilidade duvidosa (talvez não para certos empresários e políticos) mas outras são essenciais como o túnel da Zona Norte, região historicamente relegada a segundo plano pelos administradores municipais.

  4. André permalink
    15/04/2009 12:13

    A obra no nosso bairro é sempre “fundamental”. Assim, entramos naquele discurso de que não vale mais a pena fazer túneis, viadutos e novas avenidas, exceto no meu bairro, que voces não imaginam como o trânsito é difícil, etc…voltamos à estaca zero.
    Não há dinheiro para tudo, ou prioriza-se prá valer o transporte coletivo ou continua-se investir no sistema falido e insustentável do transporte individual motorizado.
    No caso em questão, é claro que a avenida vai pular o congestionamento no centro de Santana, caindo na larga e boa Cruzeiro do Sul … mas então … bem vindo à Marginal Tietê, bem vindo à Av. do Estado e ao cruzamento com a Av. Tiradentes. Repete-se o óbvio: gastamos 1 bilhão prá jogar o congestionamento pro km seguinte.

  5. zecopol permalink*
    16/04/2009 2:07

    Vou apenas citar o arquiteto Paulo Mendes da Rocha que disse assim uma vez , “(…) é como se tivéssemos inventado uma máquina de produzir veneno e, todo dia, nos empenhássemos em aprimorá-la. A questão dos transportes é fundamental. Não se trata, puramente, de introduzir conforto. Trata-se de ver que, queimar petróleo para transportar uma pessoa de 60 quilos numa lataria de 700 quilos, que não anda, é um erro grave. É repugnante ver a cidade congestionada de carros que não andam. A questão não é fazê-los andar, é ver que isso não tem saída, o transporte individual é uma bobagem. [Construir túneis e viadutos] é aprimorar a máquina do veneno. E já não importa que o carro não ande, porque você vê todo mundo lá dentro falando no celular, usando o laptop… É a rota do absurdo” (entrevista à Carta Capital, 15 de agosto de 2007, p. 64). ”

    Trecho tirado da revista de Ecologia Urbana, pg 18, grátis, download fácil logo ali em cima do blog.

    abraço

  6. 20/04/2009 18:23

    Acho que devemos ir à Camara Municipal e à secretaria de transportes e tentar barrar essas iniciativas. Mandar email , ligar para os vereadores, fazer abaixo assinado, enfim, tentar fazer com que as decisões que nos afetam não sejam tomadas de cima pra baixo como sempre acontece !!! Precisamos abrir esse debate e não simplesmente começar a gastar muito dinheiro em cima de algo que nem se sabe o quanto é paleativo. Chega de a burrice de poucos prejudicar a maioria. Quem desejar ingressar nessa me mande um email. ebarreto2000@yahoo.com.br – Emiliano Barreto

  7. MARCELO DANTON SILVA permalink
    07/06/2010 11:03

    Claro que os túneis na ZONA NORTE são importantíssimos.
    TODAS AS AVENIDAS DA ZONA NORTE SÃO TRUNCADAS…..(não finalizadas). TODAS!!!
    Cruzeiro do Sul, Caetano Alvares, Dumon Vilares, Santos Dumont (praça herois da FEB), Brás Leme, enfim TODAS!!
    A ZONA NORTE PRECISA DE TÚNEIS…a ZONA SUL já tem demais e, ai sim, concordo com os críticos que novos tuneis nesta região vão parar no próximo semáforo. BOULEVAR NA JUCELINO??!! para quê? ESTA REGIÃO SEMPRE SUGA $$$ DE TODA SÃO PAULO! Na Zona Norte faz 40 anos que não tem obras relevantes…a última foi o metrô. Obras Viárias??? FAZ TEMPO VIU.Agora empurrar pra nossa região os lixos dos eventos 1 de maio, marcha pra jesus, parada disney..ai sim as autoridades incopetentes se mexem e atazanam a vida de 2 milhões de pessoas…REAGE ZONA NORTE!!!!! KASSAB PELO AMOR DE DEUS NÃO VÁ ATRÁS DESSES CRÍTICOS USPIANOS(usp) QUE MORAM BEM! São uns Hipócritas…todos moram no alto de pinheiros…assim é fácil criticar…já tem seus túneis…

  8. Suely Dias permalink
    23/10/2010 20:31

    Sou contra a obra viária da zona norte. O problema é o excesso de torres residenciais que aumentam o nº de moradores e, portanto, o nº de veículos. É um transtorno para as pessoas que moram na região, que serão desapropriadas, e só muda o problema (excesso de tráfego) de lugar). Desse jeito, vão ter de demolir a cidade inteira, para construir túneis e avenidas para os carros circularem. Abaixo, também, a verticalização, que só aumenta a densidade habitacional. Progresso não é sinônimo de arranha-céus e avenidas e túneis.

  9. Elizabeth permalink
    18/12/2010 23:50

    Sou contra a obra viária da Zona Norte, e também outras, vamos investir sim, em transporte coletivo, acredito que obras viárias amenizam os problemas por um curto período, se não investirmos em transporte coletivo o caos só muda de lugar e mais nada

  10. Nathan permalink
    12/07/2011 10:57

    Bom, nem dou tanta importância para o transito. Até mesmo pq passo 3 horas dentro de um ônibus de segunda a sexta. Mas eu estava pensando, 10 mil famílias de classe baixa e 2 mil famílias de classe média terão que sair de suas casas por causa desses túneis. Vale a pena? são mais de 40 mil pessoas fora de casas. A prefeitura vai dar um salário mínimo para cada uma ou arranjar casas lixo como CDHU para ficarem, vai dar umas desculpas esfarrapadíssimas para o conforto de poucos. Poucos mesmo, pq no km seguinte desses túneis terão todo o transito de novo. Na moral, Kassab é um péssimo prefeito. O amigo la em cima disse que moramos no alto de pinheiros, fazemos usp, etc… Não amigo, sou apenas uma pessoa realista que sente na pele cada mudança desse prefeito de merda. Aliás, antes eu apenas ficava 2 horas no trânsito, agora fico 3.

    Ontem precisei ir no hospital. Só tinha um médico de plantão naquele hospital enorme(hosp campo limpo) e mais de 70 pessoas na minha frente para serem atendidas por AQUELE ÚNICO ENFERMEIRO DE PLANTÃO. Antes do kassab, eu chegava e em menos de dez minutos eu era atendido, agora?????

    Pelo amor de Deus, não seja alienado…ALIÁS! A MARCHA PRA JESUS FOI O KASSAB QUE APROVOU e vai la todo mês na igreja da renascer para comprar VOTOS.
    Pois é.

  11. José Roberto permalink
    25/08/2011 18:33

    A questão é simples, do que adainte construir túneis e avenidas ligando a Cruzeiro do Sul com a Eng, Caetano àlvares, na zona norte, sem obras de vazão na marginal. É como aumentar a boca do funil e manter a vazão do mesmo jeito, qual será a consequência? mais trânsito. Quando os especialistas dizem que o prefeito investe, ou pretende investir no individual do que no coletivo eles tem razão, portanto, como cidadãos devemos ingressar com ação popular para barrar essa sanha do prefeito. Não se esqueçam que mais de setecentos carros novos ingressam no trânsito de nossa cidade a cada dia, assim qual obra daria a resposta para o trafego fluir com celeridade, nenuma por certo. O prefeito tem que gastar o dinheiro para obras sociais e não com obras que apenas irão prejudicar o erário. Abaixo os túneis do Kassab

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