Skip to content

Máscara ajuda a reduzir efeitos da poluição em ciclistas e pedestres

28/03/2009

Retirado de AmbienteBrasil
28/03/2009

A aspiração de fumaça resultante da queima de diesel utilizado como combustível causa rigidez nas artérias de pessoas saudáveis, concluiu uma pesquisa publicada no “Particle and Fibre Toxicology”.

Segundo o pesquisador Nicholas Mills, da Universidade de Edimburgo, a exposição aguda à fumaça da combustão do óleo está associada a um aumento imediato e transitório na rigidez das artérias. Isso pode, em parte, explicar o aumento do risco de doenças cardiovasculares associadas à exposição ao ar poluído.

A pesquisa mostrou que os vasos sanguíneos do pulso de homens jovens não fumantes que se exercitaram em bicicletas enquanto respiravam ar contaminado com fumaça de diesel perderam temporariamente a habilidade de se expandirem e se contraírem. Segundo Mills, isso pode elevar a pressão arterial e diminuir o fluxo de sangue no coração.

Mas, segundo outro artigo publicado no mesmo periódico, o efeito vascular causado pela poluição pode ser limitado com o uso de máscaras durante a prática de exercícios em ambiente urbano.

Jeremy Langrish, da Universidade de Edimburgo, realizou testes com diversas máscaras, que mostraram eficácia variada como filtro de partículas. Em geral, as usadas para reduzir a exposição ao pó no ambiente de trabalho foram mais eficientes do que as voltadas a ciclistas e pedestres.

Segundo os autores, essa medida tem potencial de proteger pessoas suscetíveis e reduzir eventos cardiovasculares em cidades com altas concentrações de poluição no ar. (Fonte: Folha Online)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: