Skip to content

A insustentabilidade da sociedade do automóvel

23/03/2009

A série de imagens abaixo, retirado do site da ONG Rua Viva, demonstra com mais facilidade o espaço dominado por um carro e, consequentemente, um dos porques da sociedade do automóvel ser insustentável.

A primeira foto mostra uma rua com carros ocupando todo o seu espaço. Na segunda imagem, assume-se que cada carro comporta apenas 1 pessoa, o que não foge muito da realidade, em que, segundo dado da CET citado no blog Apocalipse Motorizado, a média de pessoas por carro é de 1,2. Na terceira imagem, concentra-se todas essas pessoas. O resultado é um grande espaço livre para se pensar em diferentes modais que podem ser usados coletivamente ou individualmente, contanto que seja um transporte compatível com o tamanho de uma pessoa. Experiência parecida foi relatada em um dos posts da Pedalada Pelada de 2009 no blog do Ecologia Urbana.

espaco-do-carro-3-in-1Próxima vez que for andar de carro sozinho faça essa reflexão. Se você está na mesma rua e no mesmo sentido que outros carros, é possível que vocês estejam querendo chegar ao mesmo lugar, mas ao mesmo tempo, não estão chegando a lugar algum…
É questionável que a sociedade do automóvel seja insustentável?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: