Skip to content

Serra propõe a criação de pedágio urbano em cidades de SP

06/02/2009

Fonte: Eco-Finanças – (05/02/2009)

O governador José Serra (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto para implementar o pedágio urbano.  Segundo a informação do jornal Folha de S. Paulo, o pedágio seria cobrado em ruas e ligações entre as cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

O projeto faz parte da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que estabelece medidas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes em São Paulo.  A proposta, assinada pelo vice-governador Alberto Goldman, também cria um sistema de rodízio de veículos que afetaria até as rodovias.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente Xico Graziano, o objetivo é desestimular o uso de meios de transporte individual.  “Temos de enfrentar o domínio do automóvel nas cidades e olhar para o futuro.  O pedágio urbano, politicamente, é delicado, mas teremos que fazer uma opção”, diz.

Para ser implementado, o pedágio urbano precisa ser aprovado pela Câmara Municipal, já que a competência sobre o uso das vias municipais é dos próprios municípios.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: