Skip to content

Geo-engenharia pra evitar o aquecimento global?

29/01/2009

environmentgraphic_121442t

Como sempre, há quem acredite que a tecnologia irá nos salvar. E como nesse time também há cientistas, muitos estão estudando soluções tecnológicas para deter o aquecimento global.

Entre as idéias, há algumas que são verdadeiramente estúpidas – no máximo caberiam em filmes de ficção científica -, como colocar gigantescos espelhos no espaço para refletir a luz do sol e esfriar a terra!

Outras estão sendo investigadas. Uma delas estava sendo investigada a bordo de um navio alemão, o Polastern, na costa da Argentina, aqui no Atlântico Sul. A idéia era liberar 20 toneladas de sulfato de ferro numa área de 115 milhar quadradas.

Estudos anteriores tinham mostrado que o sulfato de ferro, liberado por vulcões em algumas regiões, estava associado a uma maior quantidade de planktons. E, como se sabe, os planktons são um dos maiores absorvedores de CO2 que temos. Assim, o objetivo do estudo era ver se a liberaçã o de sulfato de ferro pelo homem poderia estimular o surgimento de planktons que aborvessem o nosso CO2 em excesso.

O Estudo havia sindo embargado por causa de problemas ambientais, mas foi liberado essa semana. Eles vão analisar os resultados durante seis semanas.

Nesse meio tempo, um outro artigo (para assinantes) foi publicado na Nature sobre o mesmo assunto. O projeto Crozex realizou um estudo que observava um experimento natural, qual seja, lançamento de sulfato de ferro no mar periodicamente, na região das Ilhas Crozet, ao sul da África do Sul.

O estudo concluiu que de fato o lançamento do sulfato de ferro aumentou a geração de plankton e a quantidade de carbono retido. Porém, a quantidade de carbono sequestrado a 200 m de profundidade, ainda que 18 vezes maior que num experimento artificial como o do Polastern, é 77 vezes menor que o previamente estimado. E, não só isso, a 3.000 m de profundidade, onde o carbono ficaria seguro por vários séculos, o sequestro é 3% da quantidade a 200m.

Como relata o pod cast da nature e esses posts (aqui e aqui), é a pá de cal quase definitiva sobre a idéia de que um pouco de sulfato de ferro aqui e ali podiam permitir que poluíssemos o quanto quiséssemos.

Faltam os resultados do experimento aqui na costa da Argentina. Esse sim deve ser a pá de cal definitiva. Mas era bom demais pra ser verdade!

Com publicação cruzada no meu blog pessoal.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. 31/01/2009 5:24

    Realmente, a Discovery Channel estava exibindo um programa chamada “Ideias para salvar o planeta” e abordava exatamente esse assunto.

    Pior do que a dos espelhos no espaço é colocar uma manta no circo polar artico para manter a temperatura do gelo.

  2. Felipe Martins permalink
    02/02/2009 12:32

    A idéia “verdadeiramente estúpida” foi também proposta por James Lovelock em seu livro A vingança de Gaia e ele está longe de ser um cientista estúpido, pelo ccontrário, é brilhante. A intenção não é defender a idéia (talvez o Lovelock), só dizer que na engenharia nenhuma idéia é estúpida até que se prove o contrário e, mesmo assim, pode ser bastante interessante em uma ocasião parecida. Se a idéia é estúpida ou apenas inviável cabe a outros cientistas dizer.

  3. Robson permalink
    04/03/2009 18:19

    Na minha parte acho que o melhor seria sempre plantar duas ou mais árvores quando cortamos uma. E como sou um estudante, passarei um anúncio a aquele que lê “Evite cortar árvores sem que plantares mais e tendo fé acho que conceguiremos” e também sem esquecer-mos os fumos dos nossos automóveis.

Trackbacks

  1. Geo-engenharia pra evitar o aquecimento global? : meioambiente
  2. Geo-engenharia pra evitar o aquecimento global? : tecnologia
  3. Geo-engenharia pra evitar o aquecimento global? : filmes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: