Skip to content

Putin decreta o fim da era do gás barato

29/12/2008

europe-gasEcoblogue, 24 de dezembro de 2008

“A época dos recursos energéticos baratos, do gás barato, acabou, apesar dos problemas financeiros que [hoje] são conhecidos [por todos]”, avisou ontem, a partir de Moscovo, o primeiro-ministro russo. Vladimir Putin falava no Fórum de Países Exportadores de Gás que ali decorre.

Esta era, até agora, uma organização informal que agrupava os principais países com reservas de gás. Mas desde ontem passou a ter uma carta fundadora e uma sede no Qatar. “Nasceu uma nova organização”, anunciou o ministro da Energia russo, Sergei Chmatko, citado pelas agências internacionais.

O governante russo sublinhou que, no entanto, não existe qualquer razão para associar directamente a nova organização à OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). “É por isso que hoje não discutimos um acordo sobre os níveis de extracção de gás”, acrescentou, garantindo que a visão deste grupo é “a muito mais longo prazo”.

Também os outros participantes tentaram convencer os críticos deste evento de que o objectivo não é criar um cartel do gás. “Isto não é um cartel. Nós apenas defendemos os nossos interesses nacionais”, afirmou ontem o ministro da Energia venezuelano, Rafael Ramirez.

A participar nesta reunião estão Rússia, Argélia, Bolívia, Brunei, Egipto, Indonésia, Irão, Líbia, Malásia, Nigéria, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Trinidade e Tobago. Guiné Equatorial e Noruega estão presentes como observadores.

Esta reunião acontece numa altura em que a Gazprom ameaçou cortar o fornecimento de gás à Ucrânia a partir de 1 de Janeiro de 2009 caso o país não pague o que deve. Isso já aconteceu há três anos.

Trata-se de uma ameaça que preocupa muitos países europeus, ainda mais em pleno Inverno. É que 42% do gás importado pela UE vem da Rússia e, desse, 80% é transportado através da Ucrânia.
Fonte: Diário de Notícias

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: