Skip to content

Escassez dos recursos vai aumentar nas próximas décadas

01/12/2008

recursos-naturais1Ecoblogue, 28 de novembro de 2008

O National Intelligence Council (NIC), um centro do pensamento estratégico do governo dos EUA, lançou o relatório “Global Trends 2025: A Transformed World “, onde refere que um “crescimento económico global sem precedentes – positivo em muitos aspectos – vai continuar a colocar pressão num conjunto de recursos altamente estratégicos, incluindo energia, alimentos, água, e a procura projectada vai facilmente ultrapassar os recursos disponíveis na próxima década e seguintes”.

O NIC identifica a escassez de recursos – terra, água, petróleo e alimentos, e, especialmente, o “ar” para as emissões de carbono – como a imagem de marca para o futuro do mundo. Onde a administração Bush via o modo de vida americano como não negociável, este relatório refere que uma mudança económica, social e cultural é fundamental e necessária.
Ao ler o relatório ficamos com dúvidas persistentes de que o mundo, e especialmente os EUA, será capaz de mudar rápido o suficiente. O NIC reconhece que uma transição energética do petróleo e gás precisa de estar “completa” em 2025. Mas os presidente dos EUA recém eleito, Barack Obama, espera que as emissões dos EUA estejam abaixo dos níveis de 1990 nessa data, uma meta que é menor que o necessário.

Fonte: Guardian

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: