Skip to content

Recursos naturais podem entrar em colapso em 2030, avisa WWF

29/10/2008

Ecoblogue, 29 de outubro de 2008

Ao ritmo do seu consumo atual, a Humanidade precisará de dois planetas no início da década 2030 para responder às suas necessidades, assinala hoje o Fundo Mundial para a natureza (WWF). A pegada ecológica da humanidade, que avalia o consumo de recursos naturais, excede já 30% das capacidades do planeta para se regenerar, insiste o WWF no seu relatório Planeta vivo 2008, divulgado hoje em Paris.

A pressão da Humanidade sobre o planeta mais do que duplicou nos últimos 45 anos devido ao crescimento demográfico e ao aumento do consumo individual, explica o relatório. Esta sobre-exploração esgota os ecossistemas e os lixos acumulam-se no ar, na terra e na água.

O desflorestamento, a penúria da água, o declínio da biodiversidade e o desregramento climático provocado por emissões de gases com efeito de estufa, “põem cada vez mais em perigo o bem-estar e o desenvolvimento de todas as nações, explica o WWF.

O “Índice planeta vivo” uma ferramenta que mede a evolução da biodiversidade mundial e que analisa 1.686 espécies de vertebrados em todas as regiões do mundo, diminuiu cerca de 30 por cento nos últimos 35 anos, precisa o relatório.

Tendo em vista o declínio deste índice, “parece cada vez mais improvável atingir o objectivo contudo modesto visado pela Convenção do Rio sobre a diversidade biológica de reduzir a erosão da biodiversidade mundial até 2010”, deduz o WWF.

Além da impressão ecológica mundial e do Índice planeta vivo, o relatório apresenta uma terceira medida, “a marca da água”, que avalia a pressão sobre os recursos de água à escala nacional, regional ou mundial, resultante do consumo.

Ora a água é um recurso que está muito desigualmente repartido através do mundo.

Assim, meia centena de países vêem-se actualmente confrontados com um stress hídrico moderado ou grave, sublinha o WWF. E o número de pessoas que sofrem de escassez de água todo o ano ou de forma sazonal deverá aumentar devido às alterações climáticas, acrescenta.

Fonte: Lusa

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. ana permalink
    29/10/2008 17:29

    achei super interessante as informações contidas no blog, que pena que muitos de nós ainda estamos dormindo para as questões ambientais. apesar de nos últimos anos essa idéia estar em moda, nossa planeta precisa de ações imediatas de cada cidadão morador deste planeta.

  2. 17/11/2008 1:27

    Ola gostei muito do blog, podemos formar uma parceria??? ta lhe adicionei no meu blog, obrigado
    http://olhardofuturodigital.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: