Skip to content

Mais um Gás do Efeito Estufa

27/10/2008

Li a notícia aqui. Em Julho, os Relatórios sobre Mudança Climática da Revista Científica Nature já haviam mostrado preocupação com a emissão de Trifluorídio de Nitrogênio (NF3). Agora sai uma reportagem na Naturenews – braço jornalístico do periódico científico – falando das primeiras medições reais do gás do efeito estufa que é cerca de 12.000 a 20.000 vezes mais potente que o CO2 para armazenar calor. E para variar, são más notícias.

Usado principalmente na produção de semi-condutores e em telas de plasma, o nível de NF3 na atmosfera pode ser 4 vezes maior do que o previamente estimado. Inicialmente se pensava que apenas 2% do NF3 escapava para a atmosfera nesses processos industriais. E foi o Químico atmosférico Michael Prather quem primeiro desafiou essas taxas de emissões. Agora, medições na California e Austrália confirmaram que o químico estava certo.

O time de pesquisadores que fez as medições, liderados por Ray Weiss e publicado (para assinantes) na prestigiosa Geophysical Research Letters, descobriram que a concentração do gás na atmosfera aumentou mais de 20 vezes nas últimas três decadas, passando de 0,02 para 0,454 partes por milhão.

Segundo a Naturenews, dado o potencial de aprisionar calor e o tempo de vida de 740 anos, a concentração de NF3 é o equivalente a 60 milhões de toneladas de CO2, ou as emissões anuais da Finlândia. Ainda segundo a revista, telas de LCD podem ser produzidas de uma forma mais amigável para o meio ambiente, e ao substituir as telas de plasma, podem resolver o problema.

De todo modo, resultados como esse mostram que é preciso regular a emissão de gases do efeito estufa e que o mercado não irá naturalmente produzir com tecnologias amigas do meio-ambiente. Do mesmo modo, é o consumismo de bugiganas aos montes que primordialmente induz as empresas a emitirem mais e mais gases do efeito estufa. É bom pensar nisso.

Imagem: Punchstock

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: