Skip to content

Suape terá fábrica de torre eólica

12/09/2008

Folha de Pernambuco, 03 de julho de 2008

Pernambuco ganha a primeira fábrica de torres eólicas, no Estado, para a exploração de fontes renováveis de energia. O governador Eduardo Campos anunciou, ontem, a instalação do grupo espanhol Gonvarri, no Complexo Industrial Portuário de Suape, produtor de torres eólicas. As negociações entre o Estado e a empresa começou há quase dois meses. De acordo com o diretor-geral da empresa, José Antônio Mera, os investimentos previstos são de R$ 60 milhões. O diretor estudará as linhas de crédito da região para definir se aplica todo recurso próprio ou solicita financiamento.

No cronograma da empresa, os serviços de terraplanagem estão previstos para iniciar em setembro. “Aqui (em Pernambuco) a ajuda foi grande e peço que continue. Em abril do próximo ano, devemos começar a fazer as torres eólicas. Já temos encomendas da Vestas (fabricante de turbina eólica na Dinamarca)”, disse Mera. A unidade deverá gerar 320 empregos, entre 80 diretos e 240 indiretos. É previsto um faturamento de R$ 55 milhões, ao atingir a capacidade máxima, em 2014, quando a produção for de 400 torres eólicas por ano. Nessa etapa, a expectativa é de que o número empregos gerados diretos cresça de 80 para 260.

“Esse empreendimento vai demandar em mais de 80 mil toneladas de chapas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho. A contrapartida do Estado foi a doação de um terreno de 15 hectares terraplanado, na Zona Industrial (ZI -3), próximo a PE -60. A empresa utilizará três hectares. Além da área, o governo concedeu incentivo fiscal de 75% sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A capacitação da mão-de-obra será realizada em parceria com o Sistema S. As demandas serão para os profissionais da área de soldador estrutural, caldeireiro, soldador de aços submersos, mecânico e operador de calandra. Serão selecionadas duas a três pessoas para serem capacitadas na Espanha e depois tornarem-se agente multiplicadores.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. vilson pereira permalink
    28/12/2009 11:03

    eu esto trabalhando na parte eletrica das torres eu esto adorando muito 5mais um conhecemento para meu curiculun
    já esto no segundo parque eólico do ceara de camocim e aracati
    quero trabalha mais muito bom

  2. davi coelho permalink
    19/02/2010 14:35

    boa tarde eu trabalho com resgate em autura e gosto muito desse trabalho e fiquei bastante interesado em fazer parte desta empresa

  3. edgleison lopes de sousa permalink
    16/05/2011 22:07

    gostei muito de ter trabalhado nas torres eolicas,e gostaria d volta

  4. edgleison lopes de sousa permalink
    16/05/2011 22:13

    eu sou eletricista montador quem quizer mim contratar, mand pelo meu e-mail (edgleison)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: