Skip to content

Neutralização de Carbono e o plantio de árvores

11/09/2008

Como se sabe, há algumas empresas e pessoas acreditando que é possível neutralizar as emissões de carbono (na verdade CO2), por meio de medidas como o plantio de árvores. A rede de postos ipiranga, por exemplo, faz propaganda de seu cartão carbonozero: você abastece e a ipiranga planta árvores que neutalizam o carbono emitido por você ao dirigir o carro.

Porém, leio aqui que uma relatório publicado na revista científica Nature mostra evidências de que algumas crenças sobre as árvores e o seu papel no sequestro/emissão de carbono podem estar errados.

Em primeiro lugar, por muito tempo se acreditou que florestas antigas eram carbono neutras, isto é, nem emitiam nem absorviam carbono em termos líquidos. Não por outro motivo, ficaram de fora por exemplo do protocolo de Kyoto. Porém, o que se observou é que algumas árvores antigas sequestravam carbono da atmosfera. Na verdade, cercade 10% do CO2 emitido pode ter sido sequestrado por essas árvores antigas, de modo que estamos subestimando a emissão de CO2 por outras fontes, como automóveis, indústrias etc.

Florestas tropicais, como a Amazônia, foram excluídas do estudo por falta de dados, mas agora há motivos para se suspeitar que o mesmo valha para essas florestas. Novos estudos hão de confirmar isso.

O dado pertubardor, porém, é que jovens florestas podem na verdade ser fontes de emissão, ao invés de seqüestro, de CO2. Se o plantio dessas árvores for precedido de decomposição do solo ou de vegetação mais antiga que foi substituído por essas árvores/florestas; irão na verdade mais emitir carbono do que absorver.

Portanto, não adianta plantar árvores para sequestrar carbono emitido alhures nem substituir árvore nova num lugar como resposta ao desmatamento de outro lugar. O mais importante é preservar as florestas antigas e já existentes, responsável não somente por não emitir carbono, como absorver cerca de 10% do CO2 emitido globalmente. É, parece que o consumidor terá que mudar seu hábito e parar de usar carro. Não vai adiantar essa história de neutralizar as emissões de carbono. O negócio mesmo é não emitir.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. themis piazzetta permalink
    10/10/2008 10:39

    gostaria de obter informação de quantas arvores, aproximadamente, devem ser plantadas para neutralizar uma tonelada de CO2 emitido.
    obrigada da atenção.
    themis piazzetta.

  2. 10/10/2008 12:10

    Olá Themis e pessoas!

    Este negócio de neutrlizar carbono é meio confuso, pois reforça a política da compensação. Tudo pode ser compensado! Na verdade o legal pe mudar hábitos, portanto, junto com esta proposta de neutralizar cabe uma avaliação de nossos hábitos.

    Para fazer o cálculo, há uma engenhoca no sítio do Florestas do Futuro q estima quantas árvores devemos plantar para compensar alguns de nossos hábitos (http://florestasdofuturo.org.br/paginas/home.php?pg=co2_calculo_incluir)

    Por tonelada de CO² devemos plantar algo como 1,7 árvores, ou seja, 2 árvores!!

    Beleza?

    Abraços,

    Cesinha

  3. ecourbana permalink*
    12/10/2008 13:19

    Cesar e pessoal,

    concordo com a observação do Cesar. É mais válido considerarmos mudanças de hábito que compensar toneladas de CO2.

    Só queria fazer uma observação.
    Há divergência na quantidade de árvores necessárias para compensar uma tonelada de CO2. Cada entidade sugere um número.
    A ONG Iniciativa Verde, que criou o conceito/selo “Carbon Free”, sugere que devem ser plantadas 6,2 árvores para compensar 1 tonelada de CO2.
    Já a ONG SOS Mata Atlântica sugere 3,3 árvores.

    Portanto, é complicado dizer quantas árvores plantar exatamente. Há de se considerar diversos fatores. Entre eles, as espécies de árvores a serem plantadas (que tem diferentes “níveis” de absorção), a região onde será plantada e o tempo que a árvore leva para chegar ao porte adulto.

    Pode ser que a pessoa que fez a pergunta não irá considerar todos esses fatores, mas se for referente a alguma pesquisa ou projeto, vale considerar que não há esse número genérico.

    Abraços,

    João Paulo M Amaral

  4. Vera permalink
    14/10/2008 17:27

    Plantar árvores é SEMPRE BOM! A neutralização é um excelente mecanismo de marketing empresarial para gerar benefícios sociais e ambientais. Através de ações de neutralização, as empresas destinam recursos que eventualmente não seriam usados para coisas tão valiosas, como por exemplo os projetos da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde: reflorestamento com espécies nativas + programa social de ecocapacitação + monitoramento de dois anos.

    Todos que neutralizam aprendem mais a valorizar a lição de repensar-reusar-reduzir-reciclar.

  5. marcelo nuncio permalink
    22/11/2008 11:34

    Ola, estou caminhando para aprovar um projeto para publicaçao de um livro de arte atraves da lei do mecenato, e gostaria de poder estar fazendo uma neutralizaçao do carbono emitido neste processo, nos moldes do que vejo no programa cidades e soluçoes da globo news.
    Procurando na rede deparei-me com seu site e gostaria de saber se poderiamos estender uma parceria para produção do material contando com uma proposta de preservaçao da natureza baseado neste e em outros processos que possam garantir à publicação um plus de consciencia ambiental.
    Como a pesquisa se encontra em estado inicial, qualquer subsidio neste momento poderia resultar em futura contratação da sua empresa ou vir a dividir os creditos na publicação como forma de retorno segundario.

    aguardando uma posição é que aguardamos uma contato.

    origado
    marcelo nuncio

  6. Dener Alves Moreira permalink
    05/12/2009 10:04

    Tenho uma propriedade com mais ou menos 1000 hectares, no municipio de Padre Paraiso,no Norte de Minas Gerais, quase em sua totalidade em mata nativa, gostaria de fazer uma parceria com a Ipiranga Petroleo, parak conservação e manutenão da mesma.
    Aguardo uma resposta se for do interesse da empresa.
    Agradece Dener,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: