Skip to content

SP quer construir alternativa à Via Dutra

03/09/2008

Eduardo Reina, O Estado de S.Paulo, 3 de Setembro de 2008

O governo de São Paulo anunciou estudos para a construção, em parceria com o governo do Rio, de uma nova estrada entre os dois Estados, paralela à Via Dutra. A nova rodovia, segundo o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, não concorrerá com a Dutra nem com o trem-bala, cuja licitação deverá ser publicada em fevereiro ou março de 2009. Dentro dos planos de expansão de estradas paulista, sem data para sair do papel, está também o prolongamento da Castelo Branco até a região de Presidente Prudente.

O custo da obra ligando as duas principais capitais do País está estimado em R$ 3,1 bilhões – R$ 1,3 bilhão no lado paulista, desde o fim da Rodovia Carvalho Pinto, cuja licitação para concessão foi lançada na segunda-feira, até a divisa com o Rio, na cidade de Queluz. São previstos cerca de 130 quilômetros. Já o trecho fluminense, também com 130 quilômetros, tem orçamento estimado de R$ 1,8 bilhão, por causa do trecho da Serra das Araras.

A proposta em estudo com o secretário de Obras e vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, é que seja feita concessão com pedágio. “A idéia mais fácil é a construção da pista pela iniciativa privada e a cobrança posterior, como se fez com a segunda pista da Imigrantes e será feito com o Trecho Leste do Rodoanel”, adiantou Arce.

O trecho paulista, destaca ele, está mais adiantado, uma vez que a chegada à capital já conta com a Rodovia Ayrton Senna e sua continuação, Carvalho Pinto. “No edital de concessão da Ayrton e da Carvalho, colocamos a obrigação de construção de 8 quilômetros entre a entrada para Campos do Jordão e a entrada da Rodovia Oswaldo Cruz, de acesso a Ubatuba.” Esse trecho deve ser concluído em 2010. Existe possibilidade até mesmo de ampliar o trecho para 40 quilômetros, até a cidade de Aparecida, por causa da demanda específica de turismo religioso. Também em 2010 devem ser concluídos os estudos da nova ligação Rio-São Paulo.

PRIORIDADE

A proposta de oferecer uma nova ligação entre as cidades do Rio e de São Paulo foi considerada “bem-vinda” pelo o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que pediu ao vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que analise a viabilidade financeira dessa iniciativa.

Mas Pezão, apesar de ver a iniciativa “com simpatia”, já adianta que a construção do trecho fluminense “é de difícil execução” e o Estado tem outras prioridades – sugeridas ao governo federal. Uma delas é a duplicação da Serra das Araras. “Temos também projetos para desafogar a Dutra, criando entradas para o Rio, como a extensão da Via Light até a Avenida Brasil e Madureira”, informou.

Outra meta é o trem-bala. “É inadmissível pensar na ligação Rio-São Paulo, dentro de cinco a oito anos, sem alternativa ferroviária.”

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 14/09/2008 23:04

    O último parágrafo me fez sorrir. Quem sabe um dia?

    []

  2. zecopol permalink*
    15/09/2008 23:23

    Sorrir em que sentido? A matéria toda me fez chorar… trem bala? pra que, pra quem? Quero é transporte público pra mim, factível…

  3. Zeidon permalink
    08/09/2011 1:29

    Não faz sentido ter outra ligação Rio-São Paulo, por quê não aumenta a própia Dutra e tem mais, dúvido que isso saíra, que o GERJ faça logo essa extensão da Via light, coisa que nem começou? e óbvio que o GESP quer isso, para se fazer mais pedágios com $$$$, com certeza isso não saíra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: