Skip to content

Bush levanta proibição de explorar petróleo em zonas protegidas

16/07/2008

Ecoblogue, 15 de julho de 2008

O presidente dos EUA, George W. Bush, anunciou hoje (15) o levantamento de uma medida executiva que proibe as perfurações petrolíferas nas plataformas continentais, com o objetivo de travar os crescentes preços dos combustíveis. Bush também pediu ao Congresso que permita a exploração da reserva natural do Alaska e flexibilize o procedimento para estabelecer mais refinarias.

A Casa Branca considera que a exploração da plataforma continental poderá produzir até 18.000 milhões de barris. Os preparativos podem levar anos, admite, mas também é da opinião que começar pode bastar para reduzir a pressão sobre os preços de modo gradual.

A proibição de perfurações petrolíferas data de 1990 e foi estabelecida por Bush pai e mantida por Bill Clinton. Até ao momento o Congresso opõe-se a levantar a proibição de prospecções nestas zonas com o receio que possam criar contaminação que prejudique os ecossistemas e o turismo nos estados costeiros. Sem que o Capitólio levante a proibição, o fim do veto presidencial representa uma medida com um alcance meramente simbólico.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: