Skip to content

Autosuficiência X consumo

14/07/2008

Não faz muito tempo a Petrobrás anunciou a autosuficiência do Brasil na produção de petróleo. Porém, um ponto importante parece não ter sido considerado: o consumo. O consumo brasileiro de petróleo já está superando essa autosuficiência. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), nos primeiros quatro meses do ano o Brasil importou mais petróleo e derivados do que exportou. E os números não são baixos. Nesses meses, o Brasil importou 22,5 milhões de barris de petróleo a mais do que exportou.
No ano em que a Petrobrás promulgou a independência do petróleo, o consumo de combustíveis foi o dobro do projetado pela empresa (crescimento projetado – 2,4%, crescimento real – 5,6%).
E qual é a solução da Petrobrás? “Vamos aumentar a produção!” Cinco novas plataformas irão operar com capacidade de produzir 180 mil barris por dia. Com isso, acham que irão suprir o déficit de petróleo.
Com muita certeza o consumo será uma boa desculpa para a Petrobrás (junto com nosso querido presidente) construir cada vez mais plataformas, gerar cada vez mais poluentes, e incentivar mais o consumo, ou seja, um ciclo vicioso.

Ah!! E quanto a história da redução de benzeno do díesel… Deixa pra lá! Daqui há alguns meses ninguém irá se lembrar disso mesmo…

(Baseado em notícia do Ambiente Brasil)

“Os cachorros conseguem “se lamber”; se os homens também conseguissem, a isso chamar-se-ia “autosuficiência”.”

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: