Skip to content

Política Urbana: Moradia ou Parque

30/06/2008

Ecologia Urbana é política. Política Urbana exige discussões, e por isso vem uma questão importante a ser decidida na maior cidade do país. São Vito e Mercúrio, dois edíficios abandonados que fazem parte da área do Parque Dom PedroII, região pouco habitada e realmente “erma” da cidade. A discussão é acerca da possibilidade – e justiça social – da demolição dos prédios para a revitalização da área com a criação de uma praça de 5.389,10 metros quadrados, que interligaria o Palácio das Indústrias ao Mercadão.
A Defensoria Pública defende moradores que contestam a desapropriação e demolição. Segundo o defensor público Carlos Loureiro “o principio da política urbana prevista no Plano DIretor da cidade é o incentivo à construção de moradias populares no centro. Com as demolições a Prefeitura expulsa famílias pobres de uma área que teria de ser reocupada.”
A demolição do São Vito demoraria sete meses, pois precisa ser feita à mão para não abalar a estrutura do Mercadão. Seriam 75 mil toneladas de resíduos.

E, aí? Até que ponto devemos comparar interesses sociais e ambientais. Um centro mais “limpo” exige pessoas mais marginalizadas? QUal seria o seu voto?

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. zecopol permalink*
    30/06/2008 10:03

    Que os dois prédios precisam ser demolidos eu acho que não existe dúvida, e há uma possibilidade do futuro deles já estar decidido. Só a luta social é que vai dizer se eles ficam no centro, ocupando um dos milhares de apartamentos desocupados que existem, ou se eles vão pra bem longe dali. Eu assino em baixo que ocupar o centro é necessário.

  2. ogum777 permalink
    30/06/2008 20:12

    assino embaixo das palavras do zeca. o centro precisa voltar a ser moradia, e o que não falta na região central de são paulo são imóveis com condições de serem habitados após uma breve reforma.
    a propriedade, constitucionalmente, só vale se sujeita à sua função social. e qual a função social de um prédio senão ser utilizado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: