Skip to content

Resposta da Unilever ao problema do óleo da palma

26/06/2008

No dia 5 de maio de 2008, publicamos a controvérsia entre DOVE (Unilever) e Greenpeace, a respeito do desmatamento da palma, para extração do óleo de palma, na Indonésia. Na época, publicamos também o e-mail que enviamos para a Unilever pedindo maiores explicações. Séculos depois (mais especificamente, 52 dias depois) a Unilever Brasil respondeu à minha mensagem. Isso depois do próprio Greenpeace ter anunciado em seu sítio que a Unilever anunciara moratória na extração do óleo de palma. Segue o e-mail da Unilverver abaixo:

“Boa tarde Manuel,

Por favor, visite o nosso site corporativo: http://www.unilever.com/ourcompany/newsandmedia/latestnews/sustainable-palm-oil.asp e entenda a nossa relação com a questão levantada pelo Greenpeace sobre o uso de Oleo de Palma.
Lá você encontrará outros links sobre o assunto que poderão sanar suas dúvidas.
Qualquer questão por favor entre em contato novamente.

Att,

Diogo Ganzella
Responsabilidade Social – Unilever Brasil”

Quem acessar o link, notará que a Unilever afirma textualmente: “O problema é simplesmente que a demanda por óleo de palma explodiu, em parte por causa do crescimento da demanda de índia e China, mas também por causa do uso do óleo da palma como matéria-prima para biocombusítvel”.

Ou seja, reconhece a Unilever que tudo que estamos falando há algum tempo é correto: O modelo de expansão dos padrões de consumo dos países centrais para a periferia gera insustentabilidade, bem como a substituição do petróleo pelos biocombustíveis gera insustentabilidade. Não é hora de repensarmos, nós, cidadãos, esse modelo de civilização? Será que a Unilever é capaz de repensar o modelo, quando a demanda pelo produto deles “simplesmente explodiu”? Eles vão abrir mão voluntariamente de uma oportunidade tão boa de obter lucros?

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: