Skip to content

E você, jovem, fora ficar pelado, está fazendo algo a respeito?

17/06/2008

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ com jovens entre 16 e 24 anos mostra que 72% dos jovens entrevistados disseram que o cidadão tem responsabilidade pela degradação ambiental e 71% acredita que o cenário atual de desequilíbrio ambiental pode ser revertido.
Agora vem a parte interessante: 48% diz não realizar nenhuma ação para reverter essa situação. E vale destacar que a pesquisa mencionava ações do tipo fechar a torneira ao escovar os dentes ou apagar as luzes, ou seja, atos simples que não exigem muito esforço.
Curiosamente, uma parcela, embora pequena, disse realizar ações que exigem um pouco mais de força de vontade, como separar o lixo, consumir produtos menos prejudiciais e buscar caronas.

Reportagem Folha de São Paulo sobre a pesquisa

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. 17/06/2008 14:09

    É aquela coisa né, a falta de informação pura e simples.

    Para a maioria das pessoas mais vale uma ação maior, por exemplo, separar o lixo, do que uma ação que muitos diriam que é banal, por exemplo, fechar uma simples torneira em banheiro público da vida. E é ai que mora o problema! Como disse, falta-nos quem nos chame a atenção.

  2. rafa permalink
    17/06/2008 18:38

    Acho que o problema nao é falta de informação. A questão é falta de interesse. Isso pra nao dizer falta de educação politica. Como visto, todos sabem. TOdos têm acesso, mas… nao agem…
    É sempre empurrar pra “sociedade” o problema, como se a ela nao pertencessemos.

  3. zecopol permalink*
    17/06/2008 21:16

    Eu tinha um professor que sempre contava uma história sobre uma experiência que ele teve num lugar, quando observava uma torneirinha pingando numa rua qualquer. Ele disse que todo mundo que passava por lá, parava na frente e tentava fechar, até que vieram os encanadores, que também não conseguiram e tiveram que chamar um serviço público mais pesado. Ele sempre usou de exemplo para apontar que é sim possível viver numa sociedade que entenda ou seja educada a saber que o problema de um, ou um problema público, é, ao mesmo tempo, problema de todos.

  4. JP Amaral permalink
    18/06/2008 9:41

    Achei uma coincidência enorme o título do post mencionar “…fora ficar pelado…”, pois aconteceu uma situação bem interessante comigo durante a Bicicletada Pelada de São Paulo.
    Estavamos na delegacia aguardando o delegado soltar o pelado quando vi um ciclista fumando ao se apoiar em sua ‘bike’.
    Já me aproximei para ver se ele iria jogar o cigarro no chão, mas fiquei pensando: “não… ele não faria isso…o cara tá perdendo seu sábado pra pedalar contra a sociedade dos automóveis e vai jogar uma bituca de cigarro no chão?! Não faz sentido…”
    E não foi que ele JOGOU A BITUCA NO CHÃO!!!
    Obviamente chamei a atenção dele da seguinte maneira: “amigo, por favor (apontei para a bituca), não é por que você está evitando de poluir pelo carro que você irá poluir de outras maneiras”.
    Imediatamente ele agradeceu e recolheu a bituca.

    Portanto, acho que, acima de tudo, é uma questão cultural. Os jovens de hoje vem de uma geração de constantes mudanças rápidas e radicais de costumes e hábitos, por isso muitos ainda jogam a bituca de cigarro no chão, deixam a torneira aberta, esquecem de apagar a luz, entre outros.

  5. 19/06/2008 9:49

    A mente dos jovens hoje em dia está mudando. Acho até que é uma vitoria, que 52% dos jovens dizer que “FAZEM” algo pelo menio ambiente.
    A algum tempo atraz esse numero era bem menor.

    Concordo com o JP Amaral, é uma questao cultural e aos poucos essa cultura esta ficando mais “Popular”
    Mais ideias podem comentar no site. Quanto mais espandirmos esta ideia, mais poderemos ajudar nosso planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: