Skip to content

Redução do carbono em 50% custaria 45 trilhões de dólares, diz AIE

07/06/2008

Começa a ficar claro a dimensão da mudança social, econômica e, portanto, política necessária para enfrentar o aquecimento global. O custo era até agora colocado de forma genérica – no máximo o custo das conseqüências de não mudar como percentagem do PIB mundial (como fez o relatório Stern, em 2006).

Mas agora os custos começam a aparecer na discussão, com a proximidade do pós-Kyoto exigindo definições dos governos. A redução em 50% das emissões de gases do efeito estufa até 2050, como vai propor o Japão na cúpula de Julho do G8, aumentaria a conta de energia do planeta em 45 trilhões de dólares, disse na terça-feira (3 de junho) a Agência Internacional de Energia (AIE). Lembremos que está é, do ponto de vista ambiental, uma proposta conservadora: só para estancar o aquecimento global é necessário cortar as emissões destes gases em pelo menos 80%.

“É muito dinheiro”, disse Peter Taylor, analista da agência, durante um evento sobre o clima na Alemanha. Ele antecipava dados do relatório intitulado Perspectivas da Tecnologia Energética, a ser divulgado na sexta-feira no Japão. Uma proposta agressiva de redução das emissões de carbono, segundo ele, “implica um sistema energético completamente diferente”. Por exemplo, a energia de fontes renováveis, como a hidroelétrica e eólica, deveria atingir quase metade da produção energética total, bem acima dos 18% atuais, disse Taylor à Reuters.

Cientistas dizem que é preciso reduzir as emissões de carbono para evitar uma catástrofe climática. Ao invés disso, as emissões estão aumentando.

Esta é uma versão desenvolvida de uma matéria publicada pelo Ecoblogue.

Leia mais sobre o assunto em:

Reuters (Reportagem com Peter Taylor)

Ecoblogue

Relatório “Perspectivas da Tecnologia Energética”

Kyoto Protocol

G8 (Link Alternativo)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: