Skip to content

Programa de consumo responsável: 5,5 bilhões de sacolas plásticas a menos

28/05/2008

São Paulo – Com a presença do governador José Serra e de outras autoridades, a indústria do plástico e os supermercados de São Paulo vão formalizar nesta segunda, às 14h, o início do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, que visa a reduzir o consumo de sacolas plásticas no país em 5,5 bilhões de unidades por ano – o equivalente a 30% do total atual de 18 bilhões – no período de 12 meses.

A cerimônia de abertura da Apas 2008, no Expo Center Norte, será palco para a assinatura do termo de implementação da iniciativa conjunta da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), que conta com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

O programa estabelece a produção e distribuição de sacolas plásticas de melhor qualidade, fabricadas de acordo com a norma ABNT 14.937, capazes de acondicionar mais produtos, dispensando o uso sobreposto para evitar que se rompam (pesquisa de observação realizada pela SP Trade em 12 supermercados na cidade de São Paulo revelou que 13% dos consumidores utilizam as sacolinhas em duplicidade e, em 61% dos casos, ocupam menos da metade da sua capacidade). Mais resistentes, as sacolas poderão suportar até 6 quilos e serão identificadas com um Selo de Qualidade.

O projeto piloto será instalado no dia 29 (quinta-feira) em 18 lojas da Grande São Paulo – 14 das redes Pão de Açúcar e Carrefour e 4 de outras bandeiras – e depois espalhado para outras 9 capitais. O programa prevê ainda ações de educação para conscientizar os consumidores a usar apenas o número de embalagens necessário para transportar as compras. Os operadores de caixa e os empacotadores receberão treinamento específico para isso.

Sobre a Plastivida, o INP e a Abief

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, fundada em 1994, acumula grande conhecimento em áreas como educação ambiental, responsabilidade social e legislação sobre manejo de resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e reciclagem e vem promovendo a interação entre a sociedade, os governos e as indústrias do setor. A utilização ambientalmente correta do plástico está entre seus principais objetivos.

O Instituto Nacional do Plástico (INP) iniciou suas atividades em 1989 com o propósito de atuar como vertente tecnológica da cadeia produtiva do plástico. Trabalha ainda no sentido de tornar o mercado brasileiro de plásticos mais competitivo no cenário internacional e desenvolve projetos a partir das seguintes frentes de trabalho: Qualidade e Produtividade, Tecnologia, Agronegócio, Qualificação Profissional, Normalização, Imagem do Plástico e Exportação.

A Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), criada em 1977, reúne hoje 166 empresas responsáveis pela produção de diversos tipos de embalagens. Tem como um de seus principais objetivos promover a integração de toda a cadeia produtiva do plástico até a empresa usuária de embalagem. A entidade também fomenta a reciclagem de conhecimentos e a atualização tecnológica e mercadológica das empresas do setor nos âmbitos nacional e internacional.

Fonte: Envolverde/Assessoria

Gostou? Comente! Não Gostou? Também Comente!

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Zé paulo permalink
    29/05/2008 10:58

    Isso que dá a solução pra este problema ter saído da indústria de plástico. Ao ler esse artigo fica aquela velha inquietação, como uma campanha conduzida pela indústria do plástico para consumir MENOS plástico, pode dar certo? É a mesma idéia de pedir às raposas para cuidarem das galinhas, algumas vão morrendo, legalmente, planejadamente, até você perceber que não foi um bom negócio e voltar a proibir raposas no galinheiro.
    Só um movimento vindo da sociedade civil para mudar realmente a prática do consumo, a idéia do consumismo, não só do plástico, mas de todos os setores.

  2. JP Amaral permalink
    29/05/2008 15:33

    E coloca um prazo bem alto (12 meses) para que possamos esquecer esse papo de metas para redução de consumo, ou será que lembraremos de cobrá-los daqui há um ano??

  3. Rafa Poço permalink
    29/05/2008 18:04

    Claro que A SOLUÇÃO aos problemas ainda nao foi apresentada. Talvez demore tempo; talvez nem sequer ocorra. Ocorre que QUALQUER ação em prol da reduçao de impacto do consumo no planeta deve ser considerada e – por que não? – respeitada. A indúsria do plástico tomou inciativa na tentativa de “se aproximar” do que a sociedado civil determinou como correto. Interessas à parte, creio ser mais um passo dado, sim, no debate do consumo. A indústria achou um meio de NAO PERDER(nao haverá menos venda, necessariamente), tentando se aliar aos interesses difusos. Respeito, e sugiro comparemos essa açaão com as (faltas de) ações tomadas pela industria automobilistica, agropecuária,…
    Não critiquemos; EXIJAMOS MAIS!

    “Saber e não fazer ainda é não saber”

  4. Miguel Vieira permalink
    30/05/2008 10:15

    Dialogando com os dois comentários acima: será que essa iniciativa pode ser encarada como uma “resposta” da indústria ao desenvolvimento de opções de sacolas sem plástico ou de plástico biodegradável? Se a sociedade aceitá-la como um substituto para esse tipo de desenvolvimento (bolsas sem plástico ou biodegradáveis), acho que é realmente complicado.

    E no mais, acho que o é importante o lembrete (de ambos os comentários) de que o consumismo precisa ser discutido, e é razoável valorar as iniciativas em função de quanto avançam nesse debate.

  5. 29/10/2008 8:51

    IBAP – INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ARTEFATOS PLÁSTICOS S/A
    CONHEÇA CASA HAMBIENTAL (FEITA INTEIRAMENTE DE MATERIAL PLÁSTICO RECICLADO!)
    SITE: http://www.ibap.ind.br

Trackbacks

  1. Prefeito de Florianópolis cria lei que substitui sacos plásticos por material biodegradável « Blog de Ecologia Urbana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: