Skip to content

Quem é o novo ministro do meio ambiente?

16/05/2008

Carlos Minc

Durante primeira entrevista com o novo ministro do meio ambiente, Carlos Minc, após assumir o cargo, lança-se um dos primeiros indícios de sua política. Diz a manchete da Globo News publicada ontem: “Carlos Minc diz que tentará reduzir burocracia em licenciamento ambiental”. Na mesma entrevista, Minc justifica essa política afirmando que “a burocracia é a mão da corrupção”. Em seguida o recém-ministro menciona que processos mais rápidos de licenciamento evitam a corrupção. 

Quem conhece e acompanha os processos de licenciamento ambiental no Brasil, principalmente de hidrelétricas, sabe que muitos não são efetivados adequadamente, justamente por romper com esta burocracia que se diz corrupta. Há de se entender que o licenciamento ambiental e todas suas etapas são extremamente importantes para minimizar, mitigar e compensar os impactos ambientais e, principalmente, os impactos socioeconômicos. 

Concordo que órgãos ambientais têm culpa no retardamento do licenciamento de empreendimentos e atividades, mas os próprios proponentes dos projetos demonstram culpa ainda maior por não acompanharem o processo conforme a lei e conforme exidigo pelos órgãos ambientais.

Questiono (e não critico) os comentários de Carlos Minc em sua primeira entrevista. Temo que isso seja tomado ao pé da letra e todos os processos de licenciamento ambiental sejam evitados para viabilizar projetos que podem causar degradação socioambiental. Resta acompanharmos seu mandato e termos atitude, coletivamente, para buscar a justiça e o desenvolvimento sustentável do país.

Segue links com notícias da entrevista e com mais infos de Carlos Minc:
– Site do Carlos Minc: http://www.minc.com.br/
Globo News
BBC Brasil
O Globo – “Carlos Minc fundou PV”

Postado por João Paulo Amaral

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. ecourbana permalink*
    16/05/2008 14:57

    Ontem, no Fórum nossa são Paulo, o Oded falou que eles procuraram vários secretários estaduais para apoio ao combate ao nível de enxofre nos combustíveis, e o Minc foi um dos únicos a não apoiar a medida pois “não poderia enfrentar a Petrobrás”.

    No mínimo preocupante.

  2. Rafa Poço permalink
    16/05/2008 19:27

    Fantoche do Sérgio Cabral!

  3. zecopol permalink*
    17/05/2008 20:37

    É isso, também achei ele um cara alinhado com o progresso a todo o custo. O Brasil tem toda a chance de crescer do jeito que quer, com sustentabilidade, sempre teve, mas enfim o caminho é o século passado ainda.
    Tudo bem que ele deve ter algum história de luta “verde”, mas ninguém quis essa bucha que a marina tava metida, foram rodando até achar um, ou seja, o fantoche é ele!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: