Skip to content

Emissões de CO2 da viagem da tocha olímpica

08/04/2008

A viagem da tocha olímpica, que percorrerá 135 cidades, durante 130 dias, irá produzir 9 mil toneladas de CO2, a mesma quantidade emitida durante dois anos por Tuvalu, pequeno grupo de ilhas do Pacífico ameaçado pelo aquecimento global…
(Fonte: Folha Online)

Postado por João Paulo Amaral
A viagem da tocha olímpica, que percorrerá 135 cidades, durante 130 dias, irá produzir 9 mil toneladas de CO2, a mesma quantidade emitida durante dois anos por Tuvalu, pequeno grupo de ilhas do Pacífico ameaçado pelo aquecimento global, informou nesta segunda-feira (7) o engenheiro francês, Olivier Carles, co-diretor da associação “Objectif Carbone”, especializada em “balanços de carbono” (a soma das emissões de gás carbônico emitidos por um local ou por uma atividade).

Partindo da antiga cidade grega de Olímpia no último dia 24 de março, a tocha irá completar sua viagem somente no próximo dia 8 de agosto, em Pequim, após percorrer 137 mil quilômetros.

A tocha se desloca de uma cidade à outra do percurso a bordo de um Airbus A330 da Air China. O avião irá consumir 1,5 milhão de litros de querosene para cobrir o trajeto, produzindo, segundo Carles, “4.400 toneladas de gás carbônico pela combustão do querosene”.

Quanto à tocha em si, alimentada por gás propano, segundo o engenheiro, ela “não irá emitir menos de uma centena de quilos de CO2 durante sua viagem”.
(Fonte: Folha Online)

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: