Skip to content

Educação ambiental através da mensagem subliminar

02/04/2008

Um projeto do fotógrafo Chris Jordan apresenta uma maneira bem original de se fazer educação ambiental. No link abaixo ele apresenta diversas fotos que de longe parecem imagens simples (ou em certos casos até muito bem elaboradas), mas que ao se aproximar da imagem você observa bens de consumo gerados pela sociedade Norte Americana.

A idéia do projeto é demonstrar, junto a uma pesquisa estatística, a abundância de produtos gerada pelos Estados Unidos e o papel do indivíduo na sociedade na busca pela diminuição desses produtos.
A pesquisa quantitativa apresenta dados extraordinários: os EUA consomem 15 milhões de folhas de papel a cada 5 minutos; 106.000 latas de alumínio a cada 30 segundos; 410.000 copos de papel a cada 15 minutos; são descartadas 426.000 carcaças de celulares todos os dias; 60.000 sacos plásticos são usados a cada 5 segundos.

Deixo um exemplo dessas imagens neste post, mas recomendo que entrem no site para ver o restante das fotos:    Running the Numbers

Postado por João Paulo Amaral

latas-1.jpg latas-2.jpg

latas-3.jpg

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Gabriela Alem permalink
    02/04/2008 17:49

    Muito interessante a idéia e a iniciativa de fazer arte com sucatas e, com isso, confrontar o modelo de consumo dos norte-americanos ou ainda, do mundo todo, que é insustentável, desnecessário e desigual.

    Tenho uma crítica ao post, fundamentada na teoria.
    A intenção pode ñ ter sido essa – e ñ tenho mtas dúvidas quanto a isso – mas ao se referir a Educação Ambiental no título e na descrição, o autor reduz a EA a um projeto fotográfico.
    NÃo se faz EA a partir de UM PROJETO fotográfico. Essa pode ser uma das ferramentas ou um instrumento para a construção de uma nova sociedade, para uma educação mais reflexiva e crítica. Mas Ñ se faz EA simplesmente assim com um projeto fotográfico.
    É um tema complexo, amplo. Um processo educativo, que busca a transformação de conhecimentos através de reconstruções.
    Escreveria muito aqui sobre o que NÃO é educação ambiental e que, por vezes, as pessoas se confundem e acabam reduzindo os propósitos. Fazer a reciclagem do lixo da sua empresa NÃO É educação ambiental.
    Não é simples assim
    Muitas ações fazem parte do processo educacional, mas sozinhas não são A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: