Skip to content

Marcio Kogan, arquiteto: conhecido por projetos de alto padrão, continua alfinetando a elite com idéias polêmicas.

11/03/2008

O arquiteto Marcio Kogan, conhecido por projetar obras de altíssimo padrão, como o hotel Fasano, destaca-se em seu meio por utilizar seu trabalho e visibilidade para incendiar algumas questões incômodas para a maioria de seus clientes.
Kogan desenvolveu, aliado a Isay Weinfeld, a exposição ARQUITETURA E HUMOR, na qual sugerem obras absurdas como forma de criticar algumas políticas públicas, tais como as voltadas (sempre) ao transporte individual. Entre elas estão a proposta do

Colar, brinco e anel viário:

“Muito se tem criticado a posição dos governantes de São Paulo, verdadeira nata de pensadores urbanos. Eles parecem se preocupar apenas com viadutos, pontes, vias expressas, trevos viários, em detrimento de um eficiente sistema de transporte coletivo. Pois bem, nós estamos totalmente de acordo. Por que implementar um sistema rápido e eficiente como o Metrô, quando se sabe que a última estação nunca será a de Kew Gardens? Este complexo viário tem custo estimado em 927 milhões de dólares e será construído sobre uma área ociosa da cidade, o Parque do Ibirapuera, ligando a Av. 23 de Maio a ela mesma. É um projeto de visão, pois deverá desafogar o intenso tráfego da região pelos próximos 6 meses”.

Além disso, há também propostas de LIXOVIA (“… Atualmente, os habitantes desta cidade atiram o lixo através das janelas de seus automóveis. Com o advento das lixovias, este lixo terá um destino certo: o próprio cesto de lixo. Portanto nossas lixovias vêm para resgatar a civilidade de nossos cidadãos classificados injustamente de mal-educados…”), EDIFICIO GUARITA, ESTEIRAS ROLANTES, e mais

Segue abaixo algumas imagens da exposição:

Fonte das imagens: Escola São Paulo

Gostou? Comente! Não Gostou? Também Comente!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Alice permalink
    20/02/2009 10:12

    É isso ai! É preciso “alfinetar”, questionar e argumentar. Afinal de contas a arquitetura vai muito além das construções de casas, atrávés da arquitetura podemos melhorar a cidade e a sociedade, viabilizando condições dignas de vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: