Skip to content

Consumo Conseqüente

04/03/2008

josedopatrocinio.jpg
Existem muitas tentativas de conceituar a “maneira sustentável” de consumir.É claro que a questão terminológica pouco importa quando o que se busca são resultados efetivos.
De que vale definir a conduta do consumidor que leva consigo, a tiracolo, uma sacola de pano para carregar eventuais compras, ou daquele que, apesar de não dispor de dinheiro em excesso se sujeita a gastar mais em um produto que tenha seu “peso” no planeta amenizado?
É comum que as condutas humanas se deêm em busca de reconhecimento e para fomentarmos práticas “saudáveis” e que representem um benefício a todos, precisamos demonstrar esse reconhecimento. Prestigiar. Daí a necessidade de utilizarmos um conceito específico, que discrimine quem abre mão de algumas vaidades e facilidades na tentativa de melhorar sua relação com o mundo.
Consumo consciente? Comércio justo? Consumo sustentável? Ecochatice? No contexto da “ditadura do conforto e da eficiência”, das compras fúteis e inúteis, da alimentação que cede aos caprichos da saciedade estomacal, indiferente à razão, ao entendimento sobre as conseqëncias desse ato, e ainda tendo em vista que essa rejeição ao bom senso acarreta danos de grandes proporções, sugiro que de ontem em diante, utilizemos o apelido “Consumo Consequente”.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: